ATUALIZAPET: PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Apresentação
Trata-se de uma mesa redonda sobre o processo de envelhecimento, desafios e dificuldades enfrentadas pelo idoso em lar de longa permanência; que permitirá, de maneira integrada e interdisciplinar, uma reflexão no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, ministrada por profissionais expert. O envelhecimento humano é acompanhado de desordens funcionais e cognitivas que resultam na fragilidade do idoso levando-o a limitações nas atividades de vida diária e diminuição da autoestima, consequentemente de todo o bem estar. Segundo Pestana e Espirito Santo (2008), esta condição pode ser agravada quando há institucionalização do idoso, o que pode gerar limitações para atividades de lazer, de socialização, de autocuidado e de autoimagem. Com isso, a partir da realização do evento espera-se construir e agregar conhecimento ao discente e proporcionar uma formação acadêmica mais completa e consistente, bem como possibilitar a participação do aluno em um ambiente global de aprendizagem.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O evento se justifica pela apreensão de saberes e práticas, advindas das experiências adquiridas pelas palestrantes em sua formação acadêmica e profissional, que por sua vez, gera a melhora da assistência e qualidade de vida de pessoas idosas.

Beneficiário
Comunidade universitária da área de saúde: acadêmicos, professores e técnicos administrativos e demais membros da sociedade interessados no tema.