LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DA UNIFAL-MG (LAO-UNIFAL)

Apresentação
A Liga Acadêmica de Oncologia (LAO-UNIFAL) é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Medicina que pretendem realizar ações que objetivam complementar a vivência teórico-prática e fortalecer conceitos atuais sobre as bases genéticas, celulares e clínicas do câncer, dos estudantes de medicina. Tendo em vista a multidisciplinariedade dessa especialidade, as atividades já contemplam a participação de estudantes de outros cursos da nossa instituição interessados na área. Além disso, a LAO objetiva a integração com a comunidade local, aplicando os conhecimentos e habilidades adquiridos nas atividades de ensino e pesquisa na área Oncológica, assim como a difusão de ações preventivas contra o desenvolvimento de câncer.

Objetivos
Fortalecer conceitos fundamentais sobre as bases genéticas, celulares e clínicas do câncer. Capacitar o acadêmico do projeto dentro dessas ações de ensino a apresentar artigos científicos e guiar discussões de forma que ele consiga correlacionar esses artigos a casos clínicos, integrando assim, a vivência teórico-prática da área oncológica. Capacitar o acadêmico na identificação, prevenção e orientação educacional dos tipos de cânceres mais prevalentes na população brasileira e comunidade local através da organização de eventos informativos de promoção à saúde relacionada à oncologia.

Justificativa
Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013 (INCA). Para 2016, estimou-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no País. Além do aumento de números de casos notificados de pacientes com câncer, a oncologia tem uma relevância temática multidisciplinar na sociedade atual, por meio de novas pesquisas, das descobertas de novos medicamentos e aplicação de estratégias terapêuticas mais eficientes. A oncologia tem uma visão de multidisciplinaridade na sua equipe de trabalho, sendo importante o diálogo entre as áreas básicas e clínicas para o desenvolvimento de conhecimentos mais abrangentes e para uma maior eficácia no estudo das patologias tumorais, bem como o diálogo entre todos os cursos das áreas da saúde, que trabalham de forma cooperativa na clínica. Além disso, é importante salientar que as causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Dessa forma, a ampliação do conhecimento nesta importante área acadêmico-cientifica e a utilização deste conhecimento como ferramenta de transformação social justifica a renovação e manutenção da presente proposta, a mesma que permitirá ampliar o conhecimento desses fatores por parte dos alunos, através das ações de ensino e a posterior organização de eventos informativos para a comunidade local, de forma importante quando relacionada com as causas externas passíveis de prevenção. Em vista que a área oncológica, foco do nosso projeto, está intimamente relacionada com fatores genéticos de desenvolvimento neoplásico e predisposição genética familiar, todos os conceitos acadêmicos abordados e ações assistenciais-extensionistas a serem desenvolvidas estão intimamente vinculados às ações do Programa Genética para Todos.

Beneficiário
Acadêmicos dos Cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, etc. Alunos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais interessados e envolvidos com a temática da oncologia, funcionários, professores e pais de alunos da ETEC/CAIC