SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NA FARUNI

Apresentação
Essa proposta é um reflexo da experiência que temos obtido com o Centro de Farmacovigilância (CEFAL) e com as atividades de Atenção Farmacêutica na Farmácia Universitária. Através da execução desta proposta, ofereceremos nossa contribuição para a sociedade na prestação dos serviços e na notificação de eventos adversos a medicamentos.

Objetivos
Oferecer através do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL (CEFAL), que funciona em parceria com a Farmácia Universitária um serviço de notificação de reações adversas e queixas técnicas.

Justificativa
Ao ser oferecido um serviço de interesse público na área de atenção farmacêutica e farmacovigilância na Farmácia Universitária, os usuários de medicamentos atingirão os objetivos terapêuticos propostos através da resolução de problemas relacionados aos medicamentos e/ou de resultados negativos associados a medicamento. A farmacovigilância é necessária para prevenir o sofrimento humano induzido por medicamentos e evitar riscos financeiros associados com efeitos adversos inesperados. A história comprova a necessidade de monitorização contínua dos medicamentos comercializados, são inúmeros os casos registrados de eventos adversos ocorridos com o uso de medicamentos já aprovados para a comercialização. Um caso clássico que sempre é mencionado como exemplo, foi o ocorrido com o uso da talidomida que ocasionou casos de focomielia em muitos pacientes cujas mães eram usuárias desse medicamento. A efetivação de um centro de farmacovigilância, com divulgação regional de suas atividades, certamente contribuirá para tornar nossa universidade um referencial nesta área (em pleno desenvolvimento) que é a farmacovigilância, tornando-se a primeira universidade no estado a possuir um centro de farmacovigilância. Certamente, a execução deste projeto trará inúmeros benefícios para a sociedade, promovendo a integração da Universidade com a Comunidade - Sociedade, através da prestação de serviços.

Beneficiário
Usuários da Farmácia Universitária da Unifal-MG e população de Alfenas que sejam usuários crônicos de medicamentos e que desejam um acompanhamento farmacoterapêutico.