CURSO: ESTUDOS SOBRE ROMANCE E HISTÓRIA

Apresentação
O Curso Estudos sobre Romance e História é parte do programa "Ciuitas: teorias e práticas do literário" e propõe a reflexão interdisciplinar de romances canônicos da literatura universal. Romances de Daniel Defoe, Balzac, Tolstói e Joseph Conrad serão lidos pelos participantes e discutidos nos encontros quinzenais a partir de uma visão historicista. Para ajudar os alunos, leituras historiográficas e/ou de crítica literária podem ser sugeridas nos encontros.

Objetivos
Desenvolver capacidade de leitura crítica de romances; entendimento mais aprofundado do gênero romance, em seus aspectos formais e históricos; apresentar aos participantes textos clássicos de literaturas variadas e importantíssimas na história do romance, como a francesa, russa e inglesa; fazer com que os participantes entendam melhor a relação entre literatura e sociedade, principal vertente da crítica literária brasileira.

Justificativa
A ficção em suas mais variadas formas acompanha o Homem desde antes da invenção da escrita, entretanto, o desenvolvimento técnico leva a mudanças estéticas, relação essa nem sempre difundida ao discutirmos literatura. O romance, ainda que seja uma forma literária ancestral muito anterior à Modernidade, muda profundamente com o desenvolvimento desta, a ponto de um filósofo e teórico da literatura como Lukács identificá-lo como a epopeia do homem moderno (LUKÁCS:2000). Este Curso procura delimitar essa relação tão profunda entre o gênero romance e seu momento histórico, analisando seis romances que abordam períodos históricos e realidades nacionais profundamente distintas. Com isso, o participante não só aprofundará seus conhecimento históricos e literários, como será apresentado a obras centrais da prosa canônica universal.

Beneficiário
Ao público em geral, que esteja interessado no diálogo entre literatura e história.