LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

Apresentação
A Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte pretende realizar ações que visem à integração dos alunos com a comunidade local, proporcionando formação humana e de conhecimento para os alunos, bem como, contribuir para o bem-estar da população. Hoje, sabe-se muito dos benefícios para a saúde propiciados por uma vida ativa, com a prática regular de atividades físicas, bem como os malefícios causados por uma vida sedentária. O médico(a) generalista necessita ter conhecimentos sólidos de fisiologia, prevenção, doenças clínicas, traumato-ortopedia, exercícios e desporto para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. de modo que o cidadão assistido possa ter o melhor proveito do exercício físico, com o menor risco possível.

Objetivos
Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêutica das ocorrências em Medicina do Exercício e do Esporte mais prevalentes na comunidade. Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêutica dos traumas ortopédicos, principalmente os relacionados a prática de atividade física. Permitir que o estudante de medicina faça o intercâmbio entre o conteúdo teórico apresentado na graduação e as necessidades sociais da comunidade, de modo que seu trabalho leve a benefícios para a população. Capacitar o estudante de medicina a realizar uma avaliação pré-participação de forma correta, identificando os riscos individuais inerentes ao exercício físico, e realizando a orientação correta . Capacitar o estudante a realizar pesquisa na área de medicina esportiva, através de estudos e relatos de caso, como exemplos.

Justificativa
A Medicina do Exercício e do Esporte é uma especialidade médica reconhecida globalmente e no Brasil apresenta uma presença crescente. Compõe um campo de trabalho estabelecido que avalia os aspectos médicos da atividade física, bem como atende às novas demandas da sociedade para a prevenção, promoção, terapêutica e reabilitação da saúde. Atualmente, um dos grandes problemas de saúde pública é o sedentarismo, que atua com fator de risco para várias patologias, e também contribui para o agravamento dessas patologias. Sabe-se que o exercício físico praticado de forma regular, na intensidade e forma correta, pode propiciar muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças, e ser adjuvante no tratamento de muitas patologias. Mas, o habitual, é pessoas não fazerem o exercício físico por falta de estímulo ou desconhecimento, ou se fazem, acabam realizando de modo não correto, sem orientação médica, o que pode elevar o risco. Desta forma, o objetivo de trabalho desta Liga é levar esse conhecimento e prática para o meio da comunidade, realizando trabalhos para incentivo da prática de atividades físicas, bem como a realização no seu modo correto, da forma que realmente irá acarretar mudanças para melhor na qualidade de vida e bem-estar do cidadão.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina. Acadêmicos de outros cursos da saúde, como fisioterapia, enfermagem nutrição. Pacientes da rede municipal de saúde.