GRUPO DE ESTUDOS SOBRE SEMIÓTICA PEIRCEANA DA UNIFAL-MG

Apresentação
O Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG, compreende como assuntos a Fenomenologia e a Semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e os diálogos contínuos da professora e pesquisadora Maria Lucia Santaella Braga com o legado peirceano, diálogos que fizeram e fazem nascer publicações que firmam a importância de Peirce para a leitura dos processos sígnicos que se apresentam na contemporaneidade.

Objetivos
- Estudar a teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia, de Lucia Santaella, bem como as demais publicações oriundas de seus diálogos contínuos com o legado peirceano. - Compreender as novas formas de desenvolvimento cognitivo demandadas pela proliferação contínua de mídias e linguagens. - Aplicar as teorias estudadas a análises de objetos das áreas de conhecimento dos membros do grupo. - Compreender as fases que integram o percurso analítico norteado pela fenomenologia e semiótica peirceanas. - Elaborar roteiros de análise que atendam as demandas específicas das diversas áreas do conhecimento. - Conceber eventos, destinados aos públicos interno e externo, que contemplem apresentações dos conteúdos e leituras semióticas realizadas ao longo do processo de estudos.

Justificativa
A Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce apresenta-se como um instrumento potente para a leitura e a análise de representações geradas na contemporaneidade, representações estudadas pelas diversas áreas do conhecimento. Algumas dessas áreas, inscritas no contexto da UNIFAL – MG, tem demandado a elaboração de metodologias para o desenvolvimento de análises dessas representações. Vale ainda destacar que um assunto comum a todas essas áreas - e que será abordado nos estudos do grupo - diz respeito às novas formas de construção do conhecimento demandadas pela proliferação e presença efetiva, em nosso cotidiano, de linguagens tecnológicas e seus meios.

Beneficiário
Docentes e Discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG. Docentes e Discentes de outras universidades. Docentes e Discentes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio. Público geral - interno e externo - interessado.