II CICLO DE SEMINÁRIOS: PET ENFERMAGEM E AS PESQUISAS CIENTÍFICAS.

Apresentação
Trata-se de um conjunto de palestras sobre diferentes temas e metodologias de pesquisa. Essa atividade visa abordar a aplicação da pesquisa experimental e da pesquisa quantitativa e seus desdobramentos como a investigação exploratória, descritiva e transversal. Os temas a serem discutidos incluem o Diabetes mellitus e o pé diabético; espiritualidade na oncologia; saúde mental no climatério; e, a aplicabilidade da ozonioterapia na cicatrização de tendões. Os estudos foram desenvolvidos durante a iniciação científica dos petianos do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A prática baseada em evidências visa a melhoria da qualidade da assistência à saúde, uma vez que o processo de implementação dos resultados da pesquisa envolve a produção de conhecimento, sua disseminação e utilização de forma a mudar a situação clínica (GALVÃO, 2003). Nesse sentido, os diferentes métodos de pesquisa desenvolvidos pelos petianos podem favorecer a reflexão para a mudança da prática baseada em tradição, rituais e tarefas para uma prática reflexiva baseada em conhecimento científico. Ainda, é objetivo do Programa de Educação Tutorial MEC/SESU que os resultados dos estudos desenvolvidos pelos bolsistas sejam partilhados com toda comunidade acadêmica, de modo a favorecer a interação do conhecimento e da formação acadêmica. Neste contexto, a presente proposta visa, não só apresentação dos resultados obtidos nos estudos individuais dos integrantes do grupo Pet, mas também conduzir uma reflexão sobre os mesmos por um grupo de Pesquisadores de diferentes áreas da saúde, convidados para o evento.

Beneficiário
Comunidade universitária da área de saúde: acadêmicos, professores e técnicos administrativos interessados nos temas abordados