ANATOMIA DE A À Z

Apresentação
O projeto ANATOMIA DE A À Z pretende a divulgação de vídeos e/ou postagens nas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube) referentes a terminologia anatômica. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a origem e significados das palavras adotadas na terminologia anatômica em uma linguagem cientifica simples e objetiva ao leitor, seja da área da saúde ou não, e tornar o conhecimento acessível a todo o público e democratizar o conhecimento.

Objetivos
1. Manter um canal de comunicação entre os estudantes e os coordenadores do projeto para discutir assuntos relacionados a terminologia anatômica; 2. Estimular a pesquisa e a capacitação dos estudantes sobre as temáticas estabelecidas, trazendo maior conhecimento e informações para todos; 3. Reunir quinzenalmente para conferência de materiais elaborados e análise dos mesmos; 4. Disponibilizar o material didático e tornar acessível em formato de vídeos e/ou postagens para a população e meio acadêmico; 5-. Estimular nos estudantes as habilidades de comunicação por meio da participação no projeto e da elaboração dos conteúdos; 6. Disseminar conhecimentos sobre a terminologia anatômica além das fronteiras acadêmicas, democratizando o conhecimento; 7. Manter o canal de comunicação das mídias sociais à disposição para sanar dúvidas da população, sempre sob supervisão dos coordenadores responsáveis pelo projeto.

Justificativa
As múltiplas listas de nomenclatura das ciências anatômicas terminou no ano de 1997, quando a terminologia anatômica universal foi completada e oficialmente anunciada. Apesar disso, a linguagem da anatomia, tanto em Latim quanto em outra língua, pode gerar confusão, devido ao uso de termos eponímicos e com a atual redução dos currículos nos cursos em Ciências Biológicas e da Saúde, não há mais tempo para exposições sobre os significados das palavras incorporadas na linguagem anatômica para alunos de cursos de graduação e, com isso, o professor de anatomia perde um bom recurso para ensinar e educar. Ademais, muitos assuntos sobre a área da saúde, particularmente da medicina, encontram-se monopolizados por uma classe intelectual, tornando-se de difícil acesso e entendimento pelo população em geral, frequentemente, a comunidade recorre a fontes de informações na internet para entender sobre sua saúde, fontes que, eventualmente, espalham conhecimentos imprecisos e informações equivocadas que prestam um verdadeiro desserviço à sociedade. Sendo assim, a ação de extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da produção de um material didático e de qualidade que seja um facilitador e uma referência confiável para os acadêmicos que estiverem cursando as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Anatomia, bem como de estudantes de outras universidades e da população em geral que desejar conhecer um pouco mais sobre o corpo humano. O material poderá também ser de extrema relevância para os docentes do Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG e de outras universidades para auxílio às suas disciplinas, remotas ou presenciais.

Beneficiário
A contabilização do número de beneficiários dar-se-á pelo uso da ferramenta Analytics do Instagram/Facebook, recurso disponível para contas profissionais, permite que o usuário contabilize não apenas a quantidade de beneficiários e o alcance, mas também a impressão de suas publicações sobre os usuários.