MEDICINA PARA TODOS

Apresentação
O projeto MEDICINA PARA TODOS pretende a divulgação de aulas, vídeos e postagens nas redes sociais (instagram, facebook e youtube) referentes a história da medicina, personagens importantes para a ciência e fatos marcantes para a evolução da prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento nas diferentes especialidades medicas e de demais profissionais da saúde. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a historia da medicina em uma linguagem cientifica simples e acessível a todo o público, seja ele da área da saúde ou não, para tornar o conhecimento sobre personagens e fatos históricos marcantes para a saúde, difundindo e democratizando o conhecimento.

Objetivos
1. Manter um canal de comunicação entre os estudantes e os coordenadores do projeto para discutir assuntos relacionados a história da medicina; 2. Estimular a pesquisa e a capacitação dos estudantes sobre as temáticas estabelecidas, trazendo maior conhecimento e informações para todos; 3. Desenvolver material didático e acessível em formato de vídeos e postagens para a população, abarcando o assunto discutido na aula daquela semana; 4. Reunir quinzenal para conferencia de materiais elaborádos e análise dos mesmos; 5. Estimular nos estudantes as habilidades de comunicação por meio da participação no projeto e da elaboração dos materiais; 6. Disseminar conhecimentos sobre a história da medicina e da saúde além das fronteiras acadêmcias, democratizando o conhecimento; 7) Promover video palestras, contando com a participação de professores, alunos e médicos para abordagem do tema historia da medicina; 8. Difundir as postagens ao maior número de pessoas; 9. Manter o canal de comunicação das mídias sociais à disposição para sanar dúvidas da população, sempre sob supervisão dos coordenadores responsáveis pelo projeto.

Justificativa
Diante da realidade em que os assuntos sobre a área da saúde, particularmente da medicina, encontram-se monopolizados por uma classe intelectual, tornando-se de difícil acesso e entendimento pelo população em geral, frequentemente, a comunidade recorre a fontes de informações na internet para entender sobre sua saúde, fontes que, na era das fake news, espalham conhecimentos falsos e informações equivocadas que prestam um verdadeiro desserviço à sociedade. Sendo assim, o projeto se propõe a ser um canal de comunicação acessível, confiável e claro para democratizar o conhecimento sobre história da medicina e da saúde. Além disso, o distanciamento social, de acordo com pesquisas, promoveu o retraimento das habilidades de comunicação, de modo que a Universidade tem o papel de capacitar e auxiliar seus discentes a serem aptos a transmitir conhecimento e falar em público. O conhecimento de fatos e personagens históricos deverá promover o entendimento do momento histórico atual, no que se refere a avanços na saúde, manutenção de falsas crenças, e retrocesso em condutas ou terapêuticas em saúde.

Beneficiário
A contabilização do n. de beneficiários dar-se-á através da ferramenta Analytics do Instagram/Facebook, recurso disponível para contas profissionais, permite que o usuário contabilize não apenas a quantidade de beneficiários e o alcance, mas também a impressão de suas publicações sobre os usuários.