IMAGEM DA SEMANA/OFTALMOLOGIA DO DIA

Apresentação
O projeto IMAGEM DA SEMANA/”OFTALMOLOGIA DO DIA” objetiva promover aulas quinzenais, abertas a toda comunidade acadêmica da Unifal-MG e externa, ministradas pelos alunos integrantes da Liga Acadêmica de Oftalmologia da UNIFAL-MG (LAOFT), que abordem assuntos pertinentes à Oftalmologia, por meio da abordagem de casos clínicos a partir de uma imagem. Os encontros serão acompanhados pelos coordenadores da liga e ocorrerão pela plataforma Google Meet, por meio da qual os participantes poderão interagir de forma a facilitar o aprendizado da temática de saúde ocular.

Objetivos
O projeto objetiva realizar aulas quinzenais, organizada, preparada e ministrada pelos membros da LAOFT sob a supervisão da coordenadora da LAOFT.

Justificativa
O cenário atual da pandemia do Covid-19 e da suspensão das atividades presenciais prejudicou o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal de toda a comunidade acadêmica. Além disso, a falta de aulas práticas e do contato com a população comprometeu uma parte do ensino dos acadêmicos de medicina que envolve o estudo dos casos clínicos acompanhados durante atendimentos. Sendo assim, tornou-se necessário que nos adaptemos a nova realidade. Nesse sentido, as aulas à distância tornaram-se um valioso instrumento para a disseminação de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e, portanto, um grande aliado dos ligantes. Em outro aspecto, o estudo teórico baseado em casos e imagens clínicas é uma alternativa válida para contornar a ausência do contato direto com pacientes. Nesse contexto, a LAOFT se propõe a ministrar aulas quinzenais direcionadas para todos os acadêmicos interessados em temas de oftalmologia, sendo os próprios ligantes os responsáveis por toda a articulação das aulas, acompanhados pela coordenação da liga.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e externo que tiverem interesse no tema. As apresentações se darão através de plataformas online de vídeo chamadas, sendo assim, poderemos contabilizar o número de participantes.