365 DIAS PARA LER, RELER, PENSAR E DEBATER CLÁSSICOS DA GEOGRAFIA: INTERPRETAÇÕES DO PASSADO PARA PROPOR O NOVO NO PRESENTE E PERMANECER NO FUTURO

Apresentação
Este projeto de extensão faz parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG, visto o proponente estar atuando como professor visitante no programa em questão e ter como proposta de trabalho a integração entre as atividades do mestrado em geografia com os cursos de bacharelado e licenciaturas em geografia da UNIFAL-MG e os demais segmentos da sociedade. As ações do projeto comtemplam o apoio a formação discente e de profissionais da geografia e outras licenciaturas no sentido de contribuir para a inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão. Ademais, o debate das obras clássicas da geografia são fundamentais para pensar, repensar e atualizar temas importantes para a Geografia como ciência para que seja possível propor ideias que possam contribuir com a elaboração de políticas públicas que contribuam com a sociedade em um momento no qual políticas neoliberais estão sendo postas em prática no Brasil.

Objetivos
1. Analisar os clássicos e promover debates públicos interdisciplinares (com a comunidade acadêmica e sociedade civil) relacionados ao contexto no qual está inserida a UNIFAL; 2. Analisar os clássicos e, das relações criadas, produzir artigos, livros, relatórios, material áudio visual e outras metodologias e tecnologias; 3. Analisar os clássicos e dar subsídio aos alunos do curso de graduação e da pós-graduação em Geografia da UNIFAL; 4. Analisar os clássicos e dialogar, a partir dos debates e material produzido, com as pesquisas dos alunos da pós-graduação em Geografia e demais grupos e suas respectivas linhas de pesquisa; 5. Agregar ações - a partir da análise dos clássicos e atividades anteriormente citadas – de análise de conjuntura política e macroeconômica, de construção e prospecção de cenários e de planejamento estratégico; 6. Possibilitar que ao final do projeto os participantes percebam a Geografia de forma sistêmica, como uma totalidade (Santos, 1978).

Justificativa
A justificativa para esta proposta está na retomada e no aprofundamento de leituras de formação básica fundamental para os estudantes da área da Geografia, mas também daqueles de áreas afins. A releitura de clássicos, em qualquer ciência, aprimora os conhecimentos, instiga a comparação com a produção contemporânea, aprimora e assegura a aprendizagem dos temas essenciais de produção científica da área, bem como instiga a formação clássica literária. Este projeto de extensão inclui, então, leituras e debates de livros clássicos da Geografia a partir de encontros semanais de 8 horas/dia, com gravação de vídeos durante os debates, além da produção de textos resultantes dos mesmos. Além deste trabalho de base teórica, fazem parte da proposta a seleção e o debate de notícias em veículos de comunicação nacionais e internacionais para a formulação de análises acadêmicas de conjunturas contemporâneas social, política e econômica dos temas estudados nos 12 meses de projeto; a edição dos vídeos e a postagem no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia do material produzido completam as atividades deste projeto. Assim, buscar respostas a questões clássicas como o que é Geografia? Qual a importância de sua história? Para o quê e para quem ela serve? Buscar as respostas para tais perguntas e pensar a Geografia em sua essência é fundamental para balizar a prática da pesquisa e da docência e de suas relações com a sociedade. As diversas mudanças que vêm ocorrendo no contexto social-histórico contemporâneo fazem com que sejamos tomados por reflexões, especialmente quando tais transformações compõem todo o processo que envolve o saber geográfico como ciência moderna. Desta maneira, cabe aos geógrafos entender, mas, sobretudo, apresentar soluções que venham a contemplar alternativas para superar as falências/crises do modelo político, social e econômico vigente. Para cumprir tal missão, vemos a necessidade da geografia (e de seus profissionais, acima de tudo) questionar o futuro e a olhar para o passado, no sentido de ver, rever e repensar os conceitos, valores, atitudes e pressupostos ideológicos que deram sustentação e que sustentam a ciência geográfica, com um olhar que pense no todo e não apenas nos setores, correntes e dicotomias. Independentemente de promovermos debates e refletirmos sobre questões na “geografia física” ou “geografia humana”, as reflexões devem ser da geografia. Assim, para visitar o passado e vislumbrar o futuro, nada melhor que realizar uma retrospectiva crítica as matrizes clássicas da Geografia, no sentido de criar produtos e se aproximar de outros centros de estudos geográficos da academia brasileira e internacional que também estão resgatando os clássicos. Resgatar os clássicos do pensamento geográfico é fundamental para a renovação da ciência, reconstrução e criação de novas leituras de mundo, visto que releituras (re)produzem conhecimento contemporâneo a partir das ideias herdadas do passado. Em outras palavras, o novo, o hoje na ciência geográfica pode ser produto de releituras de seus clássicos. Logo, sob nova perspectiva teórica, revisitar os clássicos e suas correntes de pensamento pode gerar novas possibilidades de conhecimento geográfico. No âmbito da formação dos geógrafos é de suma importância que conheçam as obras clássicas para do passado retraçar o novo. Aliada a tais fatos, ainda, está a necessidade de ampliação de um ambiente de interação entre corpo docente e discente do curso de geografia (licenciatura e bacharelado) com o Programa de Pós-Graduação da UNIFAL. É de fundamental importância que os alunos da graduação conheçam e convivam com os mestrandos em Geografia, com suas pesquisas, com os debates realizados na pós-graduação. Ademais, será instrumento fundamental para aproximar conhecimento acadêmico e demais segmentos da comunidade acadêmica da UNIFAL, haja vista que este projeto de extensão estará aberto a estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a proposta justifica-se pela possibilidade de formulação de análises de conjuntura e da construção de cenários para refletir sobre mapeamento e compreensão das dinâmicas circunscritas ao ambiente político, econômico e social regional, nacional e internacional, visando fomentar o planejamento estratégico na busca pela diminuição das assimetrias regionais da mesorregião do sul e sudoeste de Minas Gerais.

Beneficiário
Discentes dos cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG, discentes de outros cursos da instituição e demais interessados na temática da comunidade externa.