QUIMÍDIA: DIALOGANDO QUÍMICA COM A SOCIEDADE

Apresentação
O projeto de extensão universitária “QUIMídia: dialogando química com a sociedade” visa estabelecer canais de informação e diálogo com a sociedade, divulgando informações sobre o os grupos de pesquisa e projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG. O projeto também visa aproximar os pesquisadores do programa da comunidade abrindo para sociedade os bastidores da pesquisa científica. Além disto pretende possibilitar aos pesquisadores do programa contato com as demandas e desafios sociais-econômicos, ambientais e tecnológicos de Alfenas e região. O projeto pretende utilizar mídias atuais apresentado o potencial do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG em linguagem acessível a população em geral. Além disto pretende estabelecer canais de comunicação direta da população com os pesquisadores do programa, possibilitando ampliar o número de projetos de extensão vinculados ao Instituto de Química e PPGQ através deste contato.

Objetivos
O programa de pós graduação em Química da Unifal é um programa nota 4 na CAPES com boas possibilidades de uma pontuação melhor. Um dos itens que podem ser melhorados no programa é a sua relação mais forte com as demandas da sociedade, principalmente da região. O projeto pretende aumentar os trabalhos de pesquisa que estejam vinculados a projetos de extensão para melhorar sua pontuação na CAPES. Neste sentido, pretende-se possibilitar aos pesquisadores do programa contato com as demandas e desafios sociais-econômicos, ambientais e tecnológicos de Alfenas e região. O objetivo é direcionar e promover nos pesquisadores do programa uma maior reflexão de como sua força de trabalho e recursos da universidade podem ser direcionados para atender a demandas levantadas na região. O projeto visa aproximar os pesquisadores do programa da comunidade, abrindo para sociedade os bastidores da pesquisa científica. Pretende-se com isto despertar o interesse pelo trabalho científico e pela pós-graduação, aumentado o fluxo de alunos no programa. O projeto pretende utilizar mídias atuais apresentado o potencial do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG em linguagem acessível a população em geral, motivando o interesse pelo trabalho científico e o curso de pós-graduação. Com isto pretende-se um aumento de interessados no curso de Pós-graduação em Química. Nesta linha, vamos divulgar o corpo docente do Programa, recursos e infraestrutura, aumentando o interesse em cursar Pós-Graduação em Química na Unifal. Além, de divulgar a região de Alfenas como polo de desenvolvimento tecnológico e científico, aumentando o interesse em cursar Pós-Graduação em Química na Unifal.

Justificativa
O programa de pós graduação em Química da Unifal é um programa recente com nota 4 na CAPES, o que já representa uma grande conquista, com avaliação positiva e boas possibilidades de uma pontuação melhor na próxima avaliação do programa. Um dos itens que podem ser melhorados no programa é a sua relação mais forte com as demandas da sociedade, principalmente da região. Neste sentido o projeto é desenhado para aumentar os trabalhos de pesquisa que estejam vinculados a projetos de extensão, permitindo assim uma melhorar avaliação na CAPES. Seria para instituição um resultado muito positivo contar com um curso nota 5. Este resultado é importante para o curso continuar ou mesmo ampliar seu número de bolsas e recursos obtidos de financiamento externo. Além disto o curso de Pós-Graduação em Química tem seu potencial de receber alunos sub-utilizado e tal iniciativa é no sentido de aumentar a demanda pelo programa, divulgando o curso, a cidade e a universidade.

Beneficiário
Toda comunidade da Unifal, através do fortalecimento de um dos seus programas de pós-graduação. A comunidade de Alfenas e região, direcionando a preocupação do corpo docente do programa a olhar as demandas regionais e direcionar sua força de trabalho, criatividade e recursos neste sentido.