BIBLIOTECA PRETA

Apresentação
No projeto de extensão “Biblioteca Preta”, componente do programa de extensão "DANDARA - Desenvolvimento de Ações Negras, Decoloniais e Anti-RAcistas", objetivamos fomentar discussões para promover o pensamento decolonial e a luta antirracista por meio da disponibilização de títulos literários na biblioteca da Unifal-MG do campus de Varginha e na Biblioteca Pública “Dep. Domingos de Figueiredo” do município. Após curadoria de títulos que abordam valores e pensamentos dos movimentos negro no Brasil, será realizada uma campanha de arrecadação de livros e, em seguida, a doação às bibliotecas parceiras. Como resultado, além de aumentar o número de livros de/sobre intelectuais negros no acervo da biblioteca, espera-se contribuir com uma formação complementar e contínua sobre assuntos transversais à pauta de negritude, já que os títulos serão utilizados como referencial teórico para as discussões que serão promovidas pelo projeto "Rádio Malês", também componente do referido programa.

Objetivos
Especificamente, buscamos: (i) Selecionar os títulos que irão compor a coleção juntamente com a biblioteca do campus e a biblioteca pública da cidade; (ii) Promover uma campanha de arrecadação das obras literárias junto à comunidade interna e demais cidadãos de Varginha para mobilizá-los sobre a importância da temática; (iii) Promover um concurso para construção da identidade do projeto por meio da escolha de nome da coleção e slogan; (iv) Realizar a doação das obras para as bibliotecas parceiras e (v) Promover um evento de lançamento e divulgação da coleção.

Justificativa
Para promover o pensamento decolonial, fazendo-se cumprir a RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 do Conselho Nacional de Educação, é imprescindível fomentar e disponibilizar o acesso de maneira facilitada a autores negros e/ou que discutam aspectos pertinentes à negritude. Partindo do princípio que o currículo real é uma opção entre muitas alternativas, delimitar certos autores nas propostas pedagógicas ou mesmo a disponibilização de um acervo literário (como as bibliotecas universitárias) é, de fato, evidenciar certos posicionamentos ideológicos. Sacristán (2013) aponta que o campo do currículo escolar é bastante controverso, pois são realizadas escolhas que não são as únicas possíveis. As escolhas realizadas fazem com que uma lógica eurocêntrica de práticas curriculares seja mantida, encorpada e reproduzida ao longo dos anos, mudando apenas de agentes: aquele que era aluno, quando profissional, possivelmente mantenha escolhas bibliográficas parecidas com as que ele teve acesso durante sua formação. Nesse sentido, enquanto o currículo escolar tenta realizar um efeito de sentido de neutralidade e igualdade na formação estudantil, o aluno negro vivencia cotidianamente situações em que a tensão étnico-racial está presente em todos os espaços em que ele ocupa e/ou transita. Ademais, após uma comparação superficial de algumas obras que tematizam questões raciais ou que tenham como autores principais pessoas negras na biblioteca da Unifal-MG, percebeu-se que havia poucos títulos à disposição da comunidade acadêmica e, consequentemente, da comunidade externa local aos campi. Como resultado, a formação cidadã dos acadêmicos de maneira multi e interdisciplinar em assuntos transversais fica cada vez mais prejudicada. É importante ressaltarmos que o fato de o aluno universitário ter a sua disposição títulos de obras da natureza com que estamos abordando neste projeto não garante que a sua formação acadêmico-cidadã incorpore tais discussões. Por conta disso, o programa de extensão “DANDARA” visa articular este projeto ao projeto “Rádio Malês”, pois objetivamos, ao final, criarmos e implementarmos um espaço de discussão e formação complementar aos participantes, além da da compreensão e acolhimento de demandas específicas dos estudantes negros, especialmente do campus de Varginha da Unifal-MG.

Beneficiário
O projeto é voltado à comunidade universitária da Unifal-MG e aos cidadãos, de todos os níveis de formação, da comunidade externa à universidade.