CARACTERIZAÇÃO E VALORAÇÃO MICROMOLECULAR DE CAFÉS ESPECIAIS

Apresentação
Este projeto contempla a análise metabolômica de cafés especiais produzidos em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, visando correlacionar as características de cafés de altíssima qualidade com o perfil micromolecular correspondente. Tais análises serão feitas utilizando-se técnicas analíticas de última geração envolvendo cromatografia líquida e gasosa, acopladas à espectrometria de massas. As informações obtidas serão analisadas conjuntamente com os dados de origem geográfica e avaliação sensorial dos cafés obtidos em parceria com a Emater-MG. Em nosso laboratório realizaremos todas as análises químicas acima referidas, bem como as análises estatísticas multivariadas. Todas as informações serão tratadas de forma confidencial e os resultados serão disponibilizados para a Emater-MG, interlocutora entre a pesquisa e os produtores. Assim, além da publicação de artigos científicos, espera-se corroborar com as práticas agrícolas visando melhores resultados pelo produtor.

Objetivos
- Desenvolver e/ou otimizar métodos analíticos empregando técnicas de abordagem metabolômica tais como UHPLC-DAD-MS e GC-MS visando à análise quali e quantitativa dos metabólitos biossintetizados por C. arabica - Analisar as substâncias químicas presentes em amostras de cafés especiais produzidos em diferentes regiões do estado de Minas Gerais através de uma abordagem metabolômica - Descrever e correlacionar as características sensoriais destes cafés altamente qualificados, com o perfil micromolecular correspondente. - Elencar marcadores que expliquem os quesitos de qualidade dos cafés especiais e como estas amostras se diferenciam de acordo com seu local/região fitoecológica de origem

Justificativa
Para atender as demandas de qualidade dos cafés especiais, a análise do café é feita por avaliadores especializados (Q-graders) e internacionalmente realizada de acordo com os protocolos descritos pela Specialty Coffee Association (SCA). Nesta metodologia, 10 atributos sensoriais são avaliados: fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, equilíbrio, conclusão e impressão geral. A soma dos atributos avaliados fornece uma pontuação final, em que, cafés com pontuação igual ou maior que 80, são considerados cafés especiais (Malta et al., 2021). Esta avaliação não só permite a caracterização das diferentes amostras/cultiavres de café, como é capaz de promover a valorização e precificação do produto a ser comercializado. No entanto, apesar de padronizada, trata-se de uma análise subjetiva em que não é possível distinguir a presença ou o teor de diferentes classes de substâncias comumente presentes (como por exemplo os compostos xantínicos, fenólicos, cafeína, etc). Assim através da análise química utilizando técnicas modernas e de alta resolução, será possível determinar metabólitos marcadores que permitirão a classificação do café, bem como fornecer parâmetros químicos para a avaliação de sua qualidade, autenticação de origem e valoração nacional e internacional. No estudo de Taveira e colaboradores (2014), por exemplo, utilizando-se análise multivariada de dados obtidos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, demonstrou-se que os genótipos e as origens geográficas do fruto de café verde podem ser rapidamente distinguidos através da avaliação do perfil metabólico. Importante destacar que, o conhecimento dos componentes do café, assim como a correlação entre suas características e cultivo e variedades, proporcionará ao produtor a possibilidade de escolhas para melhorar sua produção.

Beneficiário
Esta ação beneficiará o mercado cafeicultor de Minas Gerais, promovendo um maior conhecimento dos atributos que distinguem os cafés especiais produzidos no estado. Serão beneficiários os produtores de café através da Emater-MG, que receberá informações para valorização e melhoramento deste produto.