FRUTO-DO-SABIÁ

Apresentação
Este projeto tem como base a produção de mudas de Acnistus arborescens (fruto-do-sabiá) e sua ampla divulgação como planta atrativa da avifauna silvestre. De acordo com Frisch & Frisch (2005), esta planta está entre as plantas nativas com maior atratividade para a avifauna silvestre, atraindo aves de diversos grupos [e.g. beija-flores (Trochilidae), surucuás (Trogonidae), sanhanços (Thraupidae), sabiás (Turdidae)] e que por sua vez, podem agir como dispersores de sementes de outras plantas, funcionando assim, como uma espécie chave no ambiente. Aliado ao fato de serem bastante atrativas, estas plantas têm uma rusticidade singular e estão entre as pioneiras na sucessão ecológica, sendo portanto de fácil manutenção. Desta forma, esta ação visa agilizar o processo de dispersão de sementes ao mesmo tempo em que preserva árvores nativas e pode ser facilmente cultivada em áreas pequenas como praças e jardins além de ser uma ótima forma de recuperar o entorno da represa de Furnas.

Objetivos
Esta proposta tem alguns objetivos específicos, como despertar na população uma consciência ecológica para a importância da cobertura vegetal de uma forma geral, despertar o interesse pela observação de aves silvestres e sua conservação, imprimir um senso de responsabilidade sobre a cobertura vegetal nas cidades e sobretudo no entorno dos corpos d´água. Esta proposta visa a união da universidade com a população por meio da preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que faz uma reaproximação destas duas partes da sociedade que em algum momento histórico, se distanciaram. Parte deste encontro entre acadêmicos e não-acadêmicos se dará por meio de cursos de preparação de mudas de plantas em geral, com especial ênfase para propagação por estaquia que consiste no principal meio de propagação desta espécie. Como esta espécie vegetal produz muitos frutos e o meio de propagação mais comum produz clones de um mesmo indivíduo, iremos propagar/enviar sementes para garantir alguma variabilidade genética e que garante um maior sucesso a todo o projeto. Depois de plantadas, teremos uma fase de monitoramento das mudas e faremos uma taxa de sobrevivência para nortear os próximos passos do projeto que deve ser estendido para outros anos e quiçá outras espécies de plantas nativas com semelhante valor ecológico.

Justificativa
Esta ação se justifica por reunir a iniciativa dos alunos da UNIFAL-MG no sentido de produzir, juntamente com a sociedade não-acadêmica, um sentimento de responsabilidade para com a cobertura vegetal, recursos hídricos e uma diminuição da distância entre onde o conhecimento tem sido gerado de forma científica (universidade) e onde ele pode ser aplicado (sociedade). A universidade tem muito a aprender com os costumes locais e ate mesmo levar as demandas da sociedade para o meio acadêmico. Esta ação promove a aproximação da sociedade de forma que se sintam mais confortáveis em expor suas necessidades. Cabe aos envolvidos no projeto fazer este dialogo de forma agradável e calma (mesmo que remota, o que complica bastante). Podemos também levar conhecimento de métodos alternativos de produção de mudas, como propagação por sementes, estaquia, mergulhia, alporquia, cultivo de tecidos e jardins clonais (métodos já testados com a espécie-alvo desta ação e que podem ser aplicados avarias outras espécies). pela simples aproximação das partes envolvidas. A crescente crise hídrica, potencial e recursos pesqueiros podem se beneficiar desta proposta de uma forma bem indireta, pois como se preconiza que o aumento da mata ciliar melhora a capacidade de retenção de agua nos reservatórios. O plantio sistematizado de arvores pioneiras que atraem aves frugivoras que por sua vez trazem em seus tratos digestórios sementes provenientes das matas nativas próximas aumenta a diversidade de plantas em um segundo momento, refazendo grande parte das matas de forma natural e com a instalação de uma diversidade ecológica. Desta forma, o monitoramento e taxa de sucesso de plantio deverão ocupar uma fase importante desta proposta.

Beneficiário
Esta proposta será de cunho social unindo a universidade e a população. Com o plantio de uma arvore pioneira que atrai aves frugívoras, a dispersão de sementes será aumentada. Em tempos de pandemia, iremos enviar sementes e estacas pelo correio para evitar contágio.