ECO-ZOO

Apresentação
Este é um projeto de extensão que visa uma integração entre a sociedade e a universidade por meio de ações de educação ambiental adaptadas a realidade virtual em decorrência na pandemia de SARSCOV. Os recursos humanos para o trabalho provém de alunos de diversas formações da UNIFAL-MG (graduação e pós). O projeto visa trabalhar temas como uso de recursos hídricos, produção e destinação do lixo, ambiente urbano, ecologia, ecologia sustentável, propostas alternativas para melhoria do uso do solo, importância da conservação do ambiente natural e manutenção da qualidade de água. Todos estes temas serão abordados em lives e podcasts com um cronograma mensal de fevereiro a dezembro 2022.

Objetivos
Pretendemos melhorar o conhecimento da população sobre animais, ecossistemas, biomas, cadeia trófica, uso consciente de recursos naturais. Pretendemos promover lives e podcasts sobre estes temas ao longo da duração do projeto, sempre entrevistando profissionais que trabalham na área tema do mês e facilitando o acesso a informação correta pelo público interessado. Este projeto visa ainda aumentar o entendimento das necessidades públicas de conhecimento na área de conservação natural, importância da conservação de espécies ameaçadas, e importância de propostas simples para a melhoria da qualidade de vida de todos imersos no meio ambiente (cidades e áreas de preservação). Melhorar e ajudar os órgãos de fiscalização ambiental por meio de uma fiscalização pública de corte ilegal de árvores, tráfico de animais, ecologia urbana e assuntos correlatos. Um ponto muito importante desta proposta é romper a barreira entre o que conhecimento científico gerado nas instituições de ensino superior e o público em geral contribuinte, como se fizéssemos com que o muro que separa estas duas categorias se tornasse poroso, permeável e com um fluxo bidirecional de informação, gerando e atendendo aos questionamentos das duas partes. Por último, mas não em menor importância, pretende-se melhorar como o público vê as estratégias de conservação de cada cidade e contribuir de forma correta para a conservação ambiental.

Justificativa
É muito comum recebermos a queixa de que uma pessoa se sente aflita com os desmatamentos na Amazônia ou com as queimadas no Pantanal e essa pessoa não saber o que fazer para ser o diferencial na conservação, nem por onde começar. Este projeto se justifica por trazer assuntos pertinentes e factíveis para uma ansiedade do público sensível à conservação ambiental. Já que não podemos pessoalmente parar um corte de árvore na Amazônia, propomos então ações simples como destinação dos resíduos domésticos, arborização urbana e combate ao tráfico de animais como algo que podemos fazer e que é convertido em conservação ambiental. Este projeto visa ser uma via de acesso a informação correta e como transformar essa informação em ações do cotidiano mesmo que a pessoa em foco more num centro urbano.

Beneficiário
A equipe será composta por alunos e ex-alunos da UNIFAL-MG como agentes mediadores do conhecimento. O público-alvo das ações será a população em geral e que é sensível a temas de conservação e proteção ambiental.