ATIVE: APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL EM EMERGÊNCIAS

Apresentação
O projeto Ative: aprendizagem interprofissional em emergências tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ações que articulem ensino, pesquisa e extensão na área de urgência e emergência, visando à formação inicial e permanente de recursos humanos qualificados que, orientados pela interprofissionalidade, atuem como multiplicadores e auxiliem a atender às prementes demandas da área no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente na Rede de Atenção às Urgências.

Objetivos
- Estimular nos estudantes de graduação o interesse pela área de urgência e emergência. - Favorecer a consolidação de recursos humanos multiplicadores que possam socializar saberes com a comunidade externa. - Estimular o interesse para desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica, mestrado e doutorado nesta área. - Identificar a necessidade das instituições parceiras quanto à capacitação de seus recursos humanos em relação ao atendimento básico e avançado às emergências. - Desenvolver treinamentos voltados aos profissionais das instituições parceiras e à comunidade interna de acordo com as necessidades elencadas e demandas apresentadas pelos responsáveis pelas referidas instituições. - Desenvolver grupos de estudo e discussão, oficinas e práticas simuladas interprofissionais envolvendo a área de urgência e emergência.

Justificativa
Do cenário delineado, infere-se que o presente projeto de extensão pode contribuir para que a Universidade exercite seu papel no ensino, pesquisa e extensão no campo das emergências, por meio da indissociação das ações nessa esfera, e contribua para melhoria da assistência nos serviços de saúde. No campo do ensino, pode contribuir para a formação de profissionais médicos e enfermeiros com competências para atenção às emergências nos diversos serviços da RAU, porque pretende-se oferecer oportunidades planejamento e operacionalização de treinamentos que, por um lado permite aos discentes o desenvolvimento de competências técnicas e por outro os permite aprimorar as competências não técnicas como comunicação, liderança e tomada de decisão. Em relação à pesquisa, pode favorecer a identificação de problemas de pesquisa originários da realidade local com a consequente possibilidade de desenvolvimento de iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Quanto à extensão, o diálogo com as instituições parceiras para levantamento das necessidades dos profissionais, bem como a produção conjunta de conhecimentos por meio dos treinamentos é relevante por possibilitar à Universidade melhor inserção social e consequentemente ressignificar o seu papel na realidade local. Estas ações integradas podem contribuir para transformação social, na medida em que auxilia a formação de multiplicadores, o que aumenta a capilaridade das ações e melhora a assistência prestada à população.

Beneficiário
Estudantes de graduação dos cursos de enfermagem e medicina da Unifal-MG, dos demais cursos da saúde, profissionais de saúde, professores e servidores técnicos-administrativos das instituições de ensino.