ÁGUA É VIDA

Apresentação
Este projeto iniciou pela inauguração do setor de fisioterapia aquática em 2015 e através disto idealizou a realização do mesmo em decorrência pela procura da comunidade interna (servidores e técnicos administrativo) e posteriormente a comunidade externa. Com a realização deste projeto ocorrerá a interação entre a comunidade interna e externa, através do diálogo, troca de saberes sendo assim substituindo a hegemonia acadêmica pela aliança com os movimentos, setores e organização social. Este projeto tem como objetivo realizar a interação dialógica com a sociedade visando contribuir para o conhecimento integrado e coletivo permitindo a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.

Objetivos
- Determinar o nível de atividade física, a variabilidade da frequência cardíaca e a qualidade de vida da comunidade interna e externa e realizar orientações quanto à importância da atividade física para saúde. - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação como também conhecimento para comunidade externa.

Justificativa
A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). A população em geral reduz a atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Serão beneficiados pelas ações do Projeto comunidade interna e externa.