DESVENDANDO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM POÇOS DE CALDAS

Apresentação
O presente projeto visa difundir o conhecimento junto a alunos do Ensino Médio (1o e 2o ano) do Colégio Criativa Idade de Poços de Caldas e transformá-los como agente de difusão do conhecimento sobre a importância da proteção e manutenção da biodiversidade e, consequentemente dos serviços ecossistêmicos proporcionados por ela no município de Poços de Caldas, região sul do estado de Minas Gerais. As atividades relacionadas a esta ação acontecerão de forma presencial seguindo todas as orientações dos Protocolos Sanitários (municipal e da Unifal-MG) contra a prevenção e disseminação do Coronavírus e da Covid-19.

Objetivos
1 - Apresentar os principais conceitos sobre biodiversidade e sua importância para os serviços de ecossistemas;2 - Auxiliar aos alunos do Ensino Médio do Colégio Criativa Idade na prospecção e análise de serviços ecossistêmicos no município de Poços de Caldas; 3 - Auxiliar os alunos do Ensino Médio do Colégio Criativa Idade na divulgação dos resultados obtidos junto a comunidade do Colégio (alunos do Ensino Fundamental, professores, gestores e familiares)

Justificativa
A crescente degradação dos recursos naturais e, sobretudo da perda da biodiversidade tem feito com que vários dos serviços dos ecossistemas esteja sendo impactados de forma negativos. A mais de três décadas, pesquisadores tem se devotado a analisar e a quantificar o impacto das atividades antrópicas sobre estes serviços. Entretanto, para uma efetiva conservação dos recursos naturais é importante aliar toda a sociedade sobre estas questões. Assim, o processo de divulgação, disseminação e conscientização dos membros da sociedade deve ser feita de forma efetiva para que estes cobrem dos tomadores de decisão atitudes para minimizar impactos sobre os serviços de ecossistemas e, consequentemente, sobre a perda da biodiversidade. Alunos do Ensino Médio são bons representantes da sociedade, pois os mesmos os mesmos já possuem uma capacidade intelectual para absorver vários conceitos importantes que serão tratados nesta ação extensionista, além de poderem atuar como disseminadores efetivos para alunos do ensino fundamental e outros membros da comunidade do Colégio e da sociedade em geral.

Beneficiário
Esta ação acontecerá em uma escola particular no municipio de Poços de Caldas. Asim, como beneficiários diretos e indiretos estão todos alunos e funcionários deste etabelecimento, bem como seus familares.