VIDEOAULAS SOBRE ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

Apresentação
Apresentação: Devido à necessidade de adoção do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, algumas explicações utilizadas nas aulas da disciplina Prática de Pesquisa foram postadas no Youtube, no canal . De maneira espontânea, os vídeos interessaram a muitas pessoas, não apenas aos alunos da Unifal, chegando a 104 mil visualizações. O presente projeto visa registrar essa atividade como uma atividade de extensão para seu melhor acompanhamento.

Objetivos
- elaborar mais vídeos para o canal, especialmente sobre referências bibliográficas, uso de planilhas, questões gramaticais e como escrever um texto acadêmico de qualidade. - responder a todos os comentários feitos pelos espectadores. - registrar essa atividade como uma atividade de extensão para seu melhor acompanhamento.

Justificativa
Os vídeos do canal tiveram uma grande aceitação espontânea, o que indica que eles também satisfazem uma necessidade da população de fora da Unifal. Desde Março de 2020, quando a maior parte dos vídeos foram postados, foram mais de 104 mil visualizações, mais de 4.500h assistidas e 766 inscritos no canal. Apenas nos últimos 90 dias, os vídeos atingiram 17,7 mil pessoas diferentes. Porém, uma métrica mais qualitativa, e bastante motivadora, são os mais de 500 comentários elogiosos e em agradecimento, por exemplo: “Faltando 6 dias para a entrega do meu TCC, este seu vídeo salvou todo meu trabalho. Obrigada e que Deus o abençõe, continue produzindo mais conteúdos como estes, parabéns professor” e “Muito obrigado, está salvando meu TCC. Finalmente um vídeo que vai direto ao ponto e explica de maneira fácil”.

Beneficiário
Profissionais e estudantes de todos os níveis que necessitem de orientação para a elaboração de trabalhos acadêmicos ou qualquer pessoa que necessite formatar um texto de acordo com a ABNT (ou simplesmente tenha uma dúvida em relação ao Google Docs).