CONECTANDO O FUTURO

Apresentação
O presente projeto tem como objetivo fundamental divulgar e sensibilizar informações sobre ingresso e vivências em cursos superiores, sobretudo da UNIFAL-MG. O projeto prevê a realização de palestras pelo Grupo PET Conexões de Saberes e Poços de Caldas, seguidas de discussão para sensibilização e dúvidas dos estudantes de ensino médio ou técnico. Após as palestras, espera-se que os alunos sintam-se mais seguros e motivados continuidade dos estudos. Além disto, o projeto tem como resultado esperado a divulgação da UNIFAL-MG e das oportunidades oferecidas após o ingresso em uma universidade pública.

Objetivos
a) Divulgar informações sobre ingresso e vivências em cursos superiores; b) Motivar alunos de ensino médio no sentido de desenvolver suas potencialidades para continuidade dos estudos; c) Criar uma rotina de interação e troca de experiências entre os petianos e estudantes de escolas públicas da região de Poços de Caldas (MG) e interior de São Paulo.

Justificativa
A partir da experiência do projeto "Cursinho Saberes - Preparatório ao ENEM" desenvolvido pelo Grupo PET desde 2011, tem-se observado uma carência de informações dos estudantes do ensino médio de escolas públicas relacionadas ao ingresso e vivência acadêmica em um curso superior. Desta forma o Grupo PET tem realizado desde o ano de 2018 palestras em escolas de ensino médio e escolas técnicas na região com resultados positivos. No ano de 2019, o projeto foi consolidado. O projeto foi interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido a Pandemia de COVID-19. Para o ano de 2022 pretende-se retornar estes encontros com estudantes da região em fase de ingresso nas universidades públicas.

Beneficiário
Alunos de ensino médio e ensino técnico.