ECP: ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA PANDEMIA DE COVID-19

Apresentação
O projeto é uma proposta com previsão de início em março de 2022, que tem por finalidade instrumentalizar docentes; estudantes e profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e a comunidade em geral com informações e orientações científicas sobre a pandemia de COVID-19 dentre elas, formas de se prevenir dessa infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes. Para tanto, será produzido materiais educativos e de informações como posts, vídeos entre outros; além disso, haverá atividades educativas on-line com a participação dos docentes do projeto e com profissionais de saúde que vivenciam a experiência do cuidado durante a pandemia de COVID-19, assim como reuniões com docentes e estudantes do projeto.

Objetivos
- Contextualizar a pandemia de COVID-19 no cenário nacional e internacional; - Proporcionar informações atualizadas sobre a pandemia de COVID-19; - Ampliar o conhecimento sobre os meios de contaminação pelo SARS-CoV-2 e suas variantes; - Identificar os sinais e sintomas relacionadas a COVID-19; - Discorrer as medidas de prevenção e de proteção pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes.

Justificativa
Faz se necessário que os estudantes do curso da área da saúde e profissionais de saúde tenham habilidades e competências técnico-cientificas para promover estratégias interventivas de autocuidado à população e que possam contribuir na prevenção e na assistência ao paciente com COVID-19 e, caso necessário, na reabilitação dos pacientes que venham apresentar síndrome pós- COVID. Para tanto, é relevante ofertar cursos, palestra e elaboração de materiais que abordem precauções padrão; medidas de segurança, de prevenção e de proteção; orientações sobre a pandemia e, cuidados que devem ser adotados para restabelecer a saúde dos pacientes diagnosticados com COVID-19. Com isso, é preciso estabelecer um plano de ação que prepare e capacite os estudantes, proporcionando informações e orientações sobre o vírus SARS-CoV-2 e suas variantes, os meios que evitam e consequentemente minimizam as chances de se contaminar e disseminar o vírus, bem como assistir aos pacientes que venham apresentar síndrome pós-COVID. Deste modo, o desenvolvimento deste projeto irá contribuir com a aprendizagem e qualificação dos atores envolvidos e, o conhecimento adquirido no decorrer do projeto será compartilhado com docentes; profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e expandido a comunidade em geral.

Beneficiário
Docentes; estudantes do curso de graduação da área da saúde; técnicos administrativos em educação; profissionais de saúde e comunidade em geral.