PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTINUADO DA ITCP/UNIFAL-MG: CICLO DE FORMAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS ECONOMIA SOLIDÁRIA EM DEBATE

Apresentação
A atuação da equipe da ITCP/UNIFAL-MG associa-se a um processo formativo coletivo e continuado, de reflexão e preparação a respeito da Economia Solidária e seus temas pertinentes. Asim, o processo de formação suscitado pela incubadora delimita-se na execução de duas principais ações: o Ciclo de Formação e o Grupo de Estudos Economia Solidária em Debate. O Ciclo de Formação trata-se de encontros temáticos e expositivos, conduzidos por ministrantes convidados, já o Grupo de Estudo ocorre em encontros dialogados, onde os membros da ITCP/UNIFAL-MG realizam a leitura prévia de bibliografias e discutem as leituras, construindo conhecimentos e reflexões. A preparação da equipe se dá nesse processo de ensino-aprendizagem, constituído pelo ciclo de formação e grupo de estudos da ITCP/UNIFAL-MG, mas não encerra-se nessas ações, e dá-se continuamente, ao longo de toda a relação dialética estabelecida junto à comunidade. Assim, tem-se aporte à incubação da ITCP/UNIFAL-MG.

Objetivos
Capacitar os participantes dos Cursos do Ciclo de Formação e dos encontros do Grupo de Estudos Economia Solidária em Debate; reunir teoria e prática de modo a construir novos conhecimentos; proporcionar aos participantes interação e aprendizado junto aos demais atores da Economia Solidária; gerar aprofundamento teórico-conceitual para atendimentos das demandas de incubação; contribuir com a difusão dos princípios e práticas da Economia Solidária.

Justificativa
Sendo a ITCP/UNIFAL-MG um programa de extensão voltado à consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários, a atuação da equipe da incubadora exige um processo formativo e fomentador, de reflexão e preparação para atuar junto às demandas dos grupos incubados. É nessa conexão entre ensino-extensão que esta proposta se justifica, uma vez que irá contribuir na formação contínua dos membros da ITCP/UNIFAL-MG e, consequentemente, para o atingimento das finalidades sócioeconômicas da incubação.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL - MG, membros dos empreendimentos incubados pela ITCP/UNIFAL - MG, discentes e docentes do campus de Varginha.