GRUPO DE ESTUDOS GÊNERO, DIVERSIDADE E AFETO

Apresentação
O Grupo de estudos Gênero, diversidade e afeto atende a demandas existentes na Universidade em sua relação com o acolhimento e afeto. A proposta é que ele possa fazer convergir discentes e docentes de diferentes áreas de conhecimento na UNIFAL, além de poder contar com a participação de membros de organizações da sociedade civil que estejam relacionados à defesa de gênero, raça, e todo tipo de diversidade. A ideia é contribuir com a formação de profissionais cuja finalidade seja compreender melhor a realidade dentro e fora da Universidade, orientando ações necessárias de debate sobre as subjetividades e identidades, a denúncia de violações e procedimentos para a defesa dos direitos humanos, do gênero, afeto e da diversidade. Para isso serão convidados a participar pessoas ligadas à militância politica, membros de organização civil, agentes de saúde, além das escolas da região. O grupo deverá se reunir toda semana, promovendo estudos, rodas de conversa e eventos, de forma remota.

Objetivos
- promover leituras e debates sobre gênero, sexualidade, raça e afeto a partir de diferentes áreas do conhecimento; - discutir temáticas pensando a formação na universidade; - estimular rodas de conversa que permitam o compartilhamento de experiências; - abrir a universidade para agentes da sociedade civil, promovendo o diálogo entre universidade e comunidade; - elaborar ações e projetos de intervenção social na defesa dos direitos humanos, relacionados ao gênero e diversidade; - debater problemas ligados a existências múltiplas, com suas dores e utopias, procurando garantir o compartilhamento de experiências; trazer profissionais e militantes LGBTQIA+ para compartilhar experiências; elaborar minicursos e um Instagram voltados à comunidade alfenense.

Justificativa
Em cursos e eventos relacionados ao tema, os discentes demonstram cada vez mais interesse para que o espaço de discussão e ação seja ampliado para além do acadêmico. Questões relacionadas às angústias no existir, conflitos identitários e desrespeito dentro e fora da universidade também necessitam ser compartilhadas e pensadas coletivamente. A Universidade é marcada, ainda, pela cisheteronormatividade e é preciso desconstruir preconceitos e estigmas na produção de conhecimento e nas ações pedagógicas e de atendimento ao público na saúde. O grupo deve contribuir para a elaboração de projetos que envolvam escuta sensível nos diferentes espaços em que a universidade possa atuar, voltadas principalmente à população LGBTQIA+, às mulheres e negros em defesa dos direitos humanos comprometido com a diferença. que atuam em Alfenas, numa integração necessária.

Beneficiário
Serão beneficiados os discentes e docentes da UNIFAL, além de organizações da sociedade civil, a população LGBTQIA+ e a própria comunidade alfenense, a partir da articulação dos estudos com as demandas sociais relacionadas a gênero, diversidade e afeto.