ALIVIAR

Apresentação
Projeto de extensão desenvolvido preferencialmente por discentes da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos (LICP UNIFAL-MG) voltado aos graduandos, pós-graduandos, docentes, profissionais, familiares e cuidadores de pacientes com doenças crônico-degenerativas não transmissíveis elegíveis aos cuidados paliativos. Aprovado em dezembro de 2019 o projeto original foi adaptado para o formato remoto em março de 2020 e assim foi desenvolvido em 2020 e 2021, com orientações e discussões de casos reais recebidos via internet. Trata-se de uma renovação da ação (PREAE 4995) com intenção de submissão para edital Probext assim que disponível.

Objetivos
1) Proporcionar aos pacientes e familiares entendimento sobre os sintomas respiratórios e estratégias de alívio de dispneia e fatores relacionados. 2) Estimular o desenvolvimento de competências de avaliação e manejo não farmacológico da dispneia e desconforto respiratório no cuidado paliativo. 3) Conscientizar sobre a inserção do cuidado paliativo de forma integral, desde atenção primária. 4) Proporcionar a discussão baseada em vivências trazidas por pacientes, familiares ou profissionais, aprendendo com eles e preparando os discentes para assistência de qualidade e humanizada.

Justificativa
Os cuidados paliativos constituem uma demanda urgente e crescente que vai além da necessidade evidenciada pela literatura mundial. Em nossos grupos de trabalho e eventos surgem muitas dúvidas e angústias vivenciadas diariamente em diversos setores de assistência à saúde, trazidas por supervisores de estágio, discentes, profissionais da rede, familiares e pelos próprios pacientes, reforçando a carência loco-regional dessa abordagem. Ademais, o Cuidado Paliativo não é contemplado nas Matrizes Curriculares dos cursos de Saúde da UNIFAL, nem tão pouco a aplicação de seus cuidados no manejo da dispneia e desconforto respiratório. Tal necessidade ficou ainda mais exposta com o contexto da Pandemia pela Covid-19. Tornou-se evidente a necessidade de cuidados e de conhecimento acerca da saúde, com certa atenção ao sistema respiratório e manejo de sintomas relacionados. O impacto na saúde física e mental gerado pelo distanciamento social, medo de adoecer, pelo contágio, mortes ocorridas e redução de acesso aos serviços, também afetaram sobremaneira a qualidade de vida das pessoas e potencialmente daquelas que já conviviam com doenças crônicas. As demandas constantes no manejo de sintomas respiratórios chegadas ao projeto, as devolutivas daqueles que receberam orientação, bem como dos membros do projeto justificam a continuidade da ação.

Beneficiário
Pacientes com doenças crônicas, seus familiares e cuidadores, equipes de saúde e, indiretamente, o serviço ao qual pertencem, além da comunidade acadêmica (cursos de saúde).