RESENHANDO

Apresentação
Resenhando é um projeto promovido pelo grupo PET Letras que pretende contribuir para a formação de leitores e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita acadêmica, a partir do gênero resenha. Criado em 2017, o projeto atende ao público universitário e aos estudantes da educação básica, majoritariamente. Diferentes ações são oferecidas para atingir os seus objetivos, entre os quais oficinas, minicursos, palestras e a publicação de uma revista acadêmica. Com cada uma das ações propostas, objetiva-se não só apresentar o gênero resenha, como também permitir que os seus participantes sejam capazes de interpretar diferentes tipos de textos e de desenvolver habilidades relacionadas ao exercício da escrita da escrita acadêmica, buscando oferecer alternativas às frequentes queixas associadas à dificuldade de interpretação e produção de textos acadêmicos.

Objetivos
Promover oficinas e minicursos sobre o gênero resenha; Analisar o gênero e suas principais características; Apresentar a distinção entre os tipos de resenha; Estimular a leitura crítica; Auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos; Problematizar a escrita acadêmica; Comparar diferentes gêneros acadêmicos; Difundir a escrita e a publicação de resenhas; Fomentar as produções da área; Divulgar textos da área de Letras.

Justificativa
Em 2021 o Projeto Resenhando foi promovido pela PROEX da UNIFAL-MG tendo alcançado não só os resultados previstos, como um público maior que o esperado. Nesse sentido, considerando que a ideia do Projeto é a de que ele se torne permanente, propomos a sua continuidade em 2022. Um dos principais motivos para a permanência do projeto se dá pelo fato de que atende principalmente, mas não exclusivamente, alunos ingressantes na universidade, já que observando que uma das grandes dificuldades do universitário ao iniciar-se na vida acadêmica está relacionada à leitura e produção de gêneros acadêmicos, considerou-se que um projeto que promovesse uma série de ações relacionadas à interpretação e produção de textos associados à linguagem acadêmica poderia ser de grande utilidade na UNIFAL. A resenha, gênero bastante conhecido, permite que o exercício de leitura e produção de textos se realize de forma ampla, já que o discente pode se debruçar tanto na leitura das próprias resenhas, observando o uso e sentidos de diferentes estruturas argumentativas, como também na leitura de interpretação de obras acadêmicas de modo a construir suas próprias resenhas, reconhecendo nesse processo a forma como se constitui o discurso acadêmico. É exatamente por esses motivos que se optou por desenvolver o projeto Resenhando. As múltiplas possibilidades de abordagem do texto acadêmico propiciada pela resenha justificam o lugar central que ocupa nesse projeto, levando, espera-se, a que seus participantes possam alcançar as habilidades necessárias para produzir suas próprias resenhas e sentir-se mais inseridos no universo acadêmico.

Beneficiário
Alunos da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, professores e alunos da educação básica e membros da comunidade interna e externa que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos acerca do gênero resenha e da escrita acadêmica.