ECONOMIA SOLIDÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Apresentação
Este curso irá trabalhar com pessoas privadas de liberdade, do presídio e da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Alfenas (MG). É parte do programa de extensão Ações dialógicas e vem atender demandas solicitadas pelos locais. O Curso abordará conceitos e orientações para estruturação de empreendimentos econômicos solidários, sob os pressupostos da economia solidária, buscando estimular a gestão coletiva entre as pessoas que estão reclusas nas instituições, procurando estimular o treinamento de habilidades nas áreas de artesanato envolvendo marcenaria e produção de peças de crochê, pintura, dentre outras, bem como habilidades para trabalhar em padaria e lanchonetes, ou seja, produção de alimentos seguindo POPs de acordo com as normas de higiene de produção de refeições. Previsto para ocorrer de forma semipresencial, tendo práticas (realizadas dentro da instituição em parceria de pessoas que dominam o tema) e teóricas realizadas em rodas de conversa e oficinas.

Objetivos
- Capacitar as pessoas privadas de liberdade do presídio e da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Alfenas (MG), acerca dos pressupostos da gestão coletiva dos empreendimentos econômicos solidários; - Buscar parcerias de forma a possibilitar a realização de cursos de capacitação em artesanato, envolvendo marcenaria e produção de peças de crochê, pintura, dentre outras; - Buscar parcerias de forma a possibilitar a realização de cursos de capacitação em culinária e padaria, ou seja, produção de alimentos seguindo POPs de acordo com as normas de higiene de produção de refeições. - Contribuir com a reinserção sócio produtiva das pessoas privadas de liberdade

Justificativa
Este curso, no contexto do sistema prisional, bem como a economia solidária pode contribuir para o processo de empoderamento das pessoas que ali se encontram, de forma a capacitá-los para, ao retomar a liberdade, possuírem melhores condições de trabalho, renda própria, o que, indiscutivelmente, irá facilitar na sua ressocialização. A possibilidade de realizar o curso trará uma perspectivas nestas pessoas de pensar e planejar, sonhar e construir um novo projeto de vida.

Beneficiário
Pessoas privadas de liberdade da APAC e Presídio de Alfenas