PROJETO INFOCOVID - INFORMAÇÃO SOBRE COVID-19 PARA A COMUNIDADE.

Apresentação
A informação de qualidade e atualizada sobre a pandemia de covid-19 é necessidade urgente. Hoje, esse desafio significa a atualização sobre descobertas e tendências da pandemia e o contraponto científico a falsidades e informações falaciosas. Assim, este projeto de extensão, associado ao projeto de pesquisa "Perfil epidemiológico e indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no estado de Minas Gerais", pretende veicular informação científica ao público em geral e compartilhada com a comunidade acadêmica. O projeto publicará semanalmente o Boletim Indcovid, com balanço de dados epidemiológicos, especialmente referentes ao Sul de Minas Gerais, e veiculará informação pertinente em linguagem acessível ao grande público. As ações terão por base o Boletim Indcovid, comunicação por mídias tradicionais e sociais, uso do setor de comunicação da Unifal-MG e ações presenciais, desde que sanitariamente seguras.

Objetivos
Tabular e analisar dados epidemiológicos sobre a pandemia de covid-19 e informá-los ao público em geral. Compilar dados atualizados sobre a covid-19 veiculados pela grande imprensa e literatura científica e informá-los em linguagem acessível ao grande público. Capacitar as(os) participantes do projeto como divulgadoras(es) científicas(os) sobre a epidemiologia e fisiopatologia da doença.

Justificativa
Vive-se uma grande velocidade de produção de informação sobre a epidemiologia, fisiopatologia e vacinologia da covid-19. Tais informações concorrem com fake news e informações falaciosas, tanto produzidas por má fé, quanto por dificuldade de acesso ao conhecimento científico de qualidade. Assim, a veiculação de informação segura e de qualidade científica produzida pela Unifal-MG e comunidade científica em geral é uma necessidade urgente. Além disso, o momento é muito rico para que, de modo prático e dinâmico, se possa engajar discentes no esforço da divulgação científica de utilidade pública, contribuir para sua formação aprimorada como futuros profissionais da saúde, educação e ciência, além de estender à comunidade os resultados do esforço da pesquisa.

Beneficiário
População em geral, especialmente a comunidade sul mineira, corpo discente envolvido no projeto e veículos da mídia impressa, falada e televisiva da região Sul de Minas.