ESPAÇO DAS LETRAS

Apresentação
Integrando uma série de projetos e ações de formação na área de Letras e correlatas, o Projeto de Educação Tutorial dos cursos de Letras da UNIFAL-MG (PET Letras) propõe o Projeto Espaço das Letras, o qual pretende oferecer à comunidade acadêmica e externa o contato com diferentes saberes relacionados à linguagem, às artes e à cultura. Este Projeto pretende colaborar com a formação do público atendido oferecendo a ação “Ateliê de Saberes” composta por oficinas, e a ação “Entrevista com pesquisador”, composta por entrevistas realizadas por meio de lives. Essas ações poderão contemplar as áreas de atuação das Letras, da docência ao trabalho editorial, da linguística à literatura, da pesquisa acadêmica às práticas da revisão e da tradução. Nesse sentido, a Espaço das Letras constitui um espaço de formação plural que deve agregar públicos de diferentes perfis e incentivar debates que não se concentrem somente nas áreas de Letras, mas que se ampliem a temas relacionados à cultura, à atualidade e à formação cidadã.

Objetivos
Promover oficinas e ciclos de debates (entrevistas com pesquisadores em formato de lives) sobre temas relacionados à linguagem, à literatura e ao ensino de línguas e literatura; fomentar discussões relacionadas às áreas de atuação do profissional de Letras; estabelecer debates sobre o universo acadêmico e sobre a pesquisa em Letras; propiciar o contato com profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho; permitir a reflexão sobre a colaboração e integração de saberes de áreas diversas; incentivar o desenvolvimento de grupos de estudos, oportunizar o posicionamento crítico e tolerante, colaborar com a formação para a cidadania e para a eliminação de preconceitos.

Justificativa
Considerando que muitas vezes a comunidade não conhece a amplitude de possibilidades de atuação do profissional de Letras, ou mesmo que não tem acesso a muitos dos conhecimentos que circulam e que são produzidos na academia, o Projeto Espaço das Letras busca estreitar laços com o público e estabelecer diálogos sobre temas das áreas de Letras e correlatas. O projeto tenciona preencher esse espaço colaborando com a formação da comunidade, promovendo a construção de conhecimentos e apresentando-lhe, também, as diferentes possibilidades de atuação do profissional de Letras. Assim, com este projeto, pautado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, espera-se fomentar a construção e a socialização do conhecimento e de diferentes saberes buscando formar pessoas para a cidadania. Como última justificativa, espera-se que as atividades propostas alcancem, direta e indiretamente, cerca de 200 pessoas de diferentes localidades e que a universidade, em especial os Cursos de Letras da UNIFAL-MG, sejam reconhecidos como instrumentos de transformação social e de formação para a cidadania.

Beneficiário
Comunidade da UNIFAL-MG, comunidade externa, especialmente, alunos da educação básica e professores.