BIOQUÍMICA E SAÚDE COM PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Apresentação
O projeto Bioquímica e Saúde Com Pessoas Privadas De Liberdade visa debater, discutir e dialogar sobre ciência e saúde, com enfoque especial em bioquímica. O público atendido será a população em restrição de liberdade do presídio e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Alfenas-MG. Trata-se de uma ação de intervenção socioeducativa que visa contribuir para a saúde coletiva do público atendido. Através de grupo colaborativo, e utilizando o método prático reflexivo com interações dialéticas o curso será um espaço de troca e reconstrução de conhecimento.

Objetivos
I- Auxiliar os participantes no processo de aprendizagem de bioquímica básica, com assuntos que abordam, doenças, dieta e exercício. II- Promover a educação permanente entre os seus membros. III - Contribuir para a ressocialização das pessoas em situação de privação de liberdade. IV - Assegurar o acesso à Educação e saúde coletiva. V - Interação dialógica com os reeducandos visando a integração dos conhecimentos prévios de cada um, com os novos assuntos abordados. VI- Emancipação dos sujeitos no processo educacional.

Justificativa
Pessoas privadas de liberdade possuem hábitos de vida sedentário, onde grande parte das horas do dia são destinadas a atividades que não demandam gasto energético suficiente para manter condições de saúde adequadas. Associado a este fator, a falta de entendimento e compreensão a respeito de alimentação, exercício e doenças relacionadas ao sedentarismo faz com que estas pessoas tenham a saúde prejudicada ao longo dos anos do cárcere. Desse modo, esse projeto justifica-se pela necessidade de dialogar e instruir esse público a respeito de alimentação, exercício físico e os malefícios associados aos hábitos de vida sedentário.

Beneficiário
População em restrição de liberdade do presídio e APAC de Alfenas-MG