LABORATÓRIO DE REVISÃO E EDITORAÇÃO

Apresentação
O Laboratório de Revisão e Editoração é um Projeto promovido pelo grupo PET Letras que pretende fomentar discussões e a formação de profissionais dentro desse campo de trabalho na área de Letras. Reconhecendo que o profissional de Letras pode se especializar e transitar por diferentes espaços profissionais que se apropriam da linguagem como foco principal ou não, essa proposta se concentra na formação em revisão de textos e em editoração. Buscando estabelecer um diálogo entre profissionais dessas áreas e alunos de Letras ou de outras áreas, o Laboratório de revisão e editoração convida revisores e editores a falarem de suas experiências, dos caminhos para a especialização, do mercado de trabalho, além de oferecer oficinas e grupos de estudos ao público participante. Além disso, o Laboratório pode oferecer cursos de curta duração de tópicos em formação linguística, essencial para esse campo laboral.

Objetivos
Promover oficinas, ciclos de debates (bate-papos em formato de lives com profissionais das áreas) e grupos de estudos sobre temas relacionados à formação profissional em revisão de textos ou em edição e editoração; fomentar discussões relacionadas às áreas de atuação do profissional de Letras; propiciar o contato com profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho; permitir a reflexão sobre a colaboração e integração de saberes de áreas diversas; oportunizar o posicionamento crítico e tolerante, colaborar com a formação para a cidadania e para a eliminação de preconceitos.

Justificativa
Embora se reconheça que o profissional de Letras está habilitado para atuar em diferentes espaços de trabalho, ainda existe a sua associação à docência, como se essa fosse o caminho natural para a sua carreira. Esse equívoco pode estar relacionado ao pouco espaço concedido na academia às discussões sobre as carreiras que podem ser trilhadas por esses profissionais, sobre possibilidades de especialização e sobre o mercado de trabalho. O Projeto Laboratório de Revisão e Editoração surge, assim, da constatação de que é preciso promover esses espaços ainda na graduação, para que o aluno que ingressa em um curso universitário possa ter consciência de suas possibilidades como futuro profissional. Nesse sentido, o contato que se busca promover entre o público participante e os convidados permite que compreendam melhor essas profissões e que reconheçam os caminhos para chegarem a elas. Considerando que muitas vezes a comunidade não conhece a amplitude de possibilidades de atuação do profissional de Letras, ou mesmo que não tem acesso a muitos dos conhecimentos que circulam e que são produzidos na academia, este Projeto busca estreitar laços com o público e estabelecer diálogos sobre temas relacionados à formação de revisores de textos e de editores. O projeto tenciona preencher esse espaço colaborando com a formação da comunidade, promovendo a construção de conhecimentos.

Beneficiário
Discentes e profissionais lotados na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, revisores de textos, editores, profissionais da comunicação, professores e alunos da educação básica e membros da comunidade externa interessados em aprimorar conhecimentos acerca da revisão de textos e da editoração.