TELECONSULTORIA ODONTOLÓGICA PARA LESÕES DE BOCA E LÁBIOS

Apresentação
Devido ao cenário pandêmico da COVID-19 no Brasil, o atendimento odontológico concentrou-se em procedimentos de urgência e emergência, o que contribuiu para o atraso no diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças que acometem a cavidade oral e lábios. Visando suprir esta deficiência, a Teleodontologia se tornou uma excelente ferramenta para os cirurgiões-dentistas continuarem atendendo seus pacientes. Dessa forma, visando contribuir com a qualidade da assistência odontológica na nossa região e estreitar as lacunas entre as especialidades odontológicas, o objetivo deste projeto é oferecer um serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada do Sul de Minas Gerais. Espera-se que os profissionais de saúde atendidos pela teleconsultoria possam conseguir ter mais autonomia para solucionar os casos clínicos relacionados a lesões de boca e lábios e com isso melhor a qualidade da assistência odontológica.

Objetivos
1. Ofertar o serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos profissionais de saúde. 2. Direcionar o atendimento clínico estomatológico dos pacientes cujas teleconsultas não forem suficientes para resolução da demanda para a Clínica de Estomatologia da Unifal-MG. 3. Referenciar o atendimento dos pacientes com diagnóstico de câncer bucal para o setor de Oncologia e Cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Santa Casa de Alfenas/MG, 4. Inserir os alunos de Pós-graduação da Unifal-MG visando além da assistência em serviço, à formação de recursos humanos qualificados por meio do desenvolvimento de pesquisa.

Justificativa
Considerando que as especialidades de Estomatologia e de Patologia Oral foram diretamente afetadas pelo estado de pandemia, por conta da suspensão dos atendimentos e procedimentos eletivos para assim evitar a possibilidade de contaminação pelo vírus e considerando também que a Teleodontologia se tornou uma excelente ferramenta para os cirurgiões-dentistas continuarem atendendo seus pacientes, contornando a impossibilidade dos encontros presenciais, tornou-se necessária a implementação desta ferramenta digital visando a obtenção de diagnóstico precoce e tratamento das mais diversas doenças que acometem a cavidade oral e lábios em pacientes no sul de Minas Gerais.

Beneficiário
Todos os pacientes atendidos na rede privada e pública, no sul de Minas Gerais, que apresentarem lesões orais e labiais, como também todos os cirurgiões-dentistas e outros profissionais da saúde que tiverem pacientes com estas lesões.