DOU CONTA! DIVIDIMOS DÚVIDAS, SOMAMOS CONQUISTAS

Apresentação
O objetivo do projeto DOU CONTA! DIVIDIMOS DÚVIDAS, SOMAMOS CONQUISTAS destina-se a atender aos alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio, do município de Varginha MG junto a profissionais da educação em exercício durante as realizações de atividades de aprendizagens virtuais e presenciais quando necessárias, em meio ao cenário mundial de uma pandemia COVID-19. Objetiva-se contemplar atividades que capacitem os estudantes regulamente matriculados no Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE) da UNIFAL- campus Varginha a atender, com uso de tecnologias digitais aos estudantes do ensino médio de forma colaborativa, com aplicação de oficinas, atividades confeccionadas e catalogadas com temas de jogos matemático, materiais didáticos pedagógicos de baixo custo, uso de softwares e aplicativos matemáticos, além de desenvolver ações estratégicas e atividades lúdicas com intervenções pontuais para facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos pelos estudantes.

Objetivos
Apoiar as escolas públicas quanto a aprendizagem virtual/presencial da Matemática, possibilitando que estudantes universitários e estudantes de ensino fundamental e médio estabeleçam trocas e conheçam, mediante intervenções didáticas, diversos recursos matemáticos lúdicos, (analógicos e digitais), que devem ser utilizados para incrementar a aprendizagem dos estudantes. i) Oferecer às escolas públicas cursos, oficinas de confecção de materiais didáticos de baixo custo e também atividades de intervenção do estudo em pesquisa sob a atuação dos estudantes universitários; ii) Promover cursos, oficinas lúdicas, estágios, palestras e campanhas informativas dada a importância e necessidade dos recursos didáticos no conteúdo de Matemática. - Minimizar os impactos da pandemia no ano letivo com intervenções de aprendizagem virtual/presencial.

Justificativa
O quadro atual do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil, particularmente nas escolas públicas, tantas vezes constatado despertar pouco interesse por parte dos alunos envolvidos, justifica a relevância da projeto aqui apresentado, uma vez que contempla a formação (inicial e continuada) dos universitários, alinhada com algumas proposições da Educação Matemática e a forma flexível da organização curricular do Bacharelado interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar os estudantes tanto no amadurecer do entendimento dos conhecimentos matemáticos, quanto no desenvolver de escolhas profissionais. Atualmente, no âmbito da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha - MG, são escassos os materiais didáticos disponibilizados para o ensino de conteúdos das disciplinas de matemática do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. Com o projeto DOU CONTA! DIVIDIMOS DÚVIDAS, SOMAMOS CONQUISTAS , verifica-se a possibilidade de surgir um Laboratório em Matemática, dada a necessidade de implementação em todos os níveis de ensino. O projeto opta por tal procedimento e inicia sua primeiras construções e elaborações de material, buscando recursos simples e conciliando pesquisa, contemplando observações e resultados com as intervenções e relatórios de vivências práticas junto às escolas públicas. Contudo o projeto representa a possibilidade de oferecer aos futuros estudantes de graduação uma formação articulada nas contribuições e diversas pesquisas, incluindo uma atenção à educação matemática.

Beneficiário
Alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas do município de Varginha, discentes universitários regulamente matriculados no BICE e em uma das disciplinas de matemática (I, II e III), além de professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas pública.