PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
O projeto Primeiros Socorros busca o compartilhamento de saberes com pessoas da comunidade, sejam ou não da área de saúde, a respeito do suporte básico de vida em situações de emergência extra hospitalar. Esse atendimento de emergência visa a preservação de vidas, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes enquanto se aguarda a chegada da equipe de resgate ou até que a vítima seja transportada com segurança até o hospital adequado às suas necessidades. Para tal, se propõe a desenvolver habilidades de prestação de socorro por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos emergenciais que deverão ser aplicados aos pacientes de traumatismos e de distúrbio clínico repentino. As ações do projeto estão associadas aos pilares de ensino, pesquisa e extensão e, aos indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, em especial aos objetivos 3 e 4 que preconizam “Saúde e bem-estar” e “Educação de qualidade."

Objetivos
Estimular a aquisição de uma melhor desenvoltura pelo acadêmico e o desenvolvimento de habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo. Realizar revisão bibliográfica dos temas a serem abordados nas atividades educativas.

Justificativa
As técnicas de primeiros socorros são indispensáveis às vítimas de agravos, fazendo a diferença entre o óbito e a continuidade da vida, e isso só é possível quando há pessoas treinadas capazes de conduzir a situação com competência e serenidade até a chegada de uma equipe especializada. Sendo assim, justifica-se a realização das ações educativas do projeto Primeiros Socorros, que visam o desenvolvimento de habilidades em prestação de socorro por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos imediatos e atualizados aplicadas às vítimas de traumatismos e de distúrbio clínico repentino.

Beneficiário
Discentes de graduação e pós-graduação, servidores e terceirizados da UNIFAL-MG e de outras instituições de ensino, professores, instrutores e atiradores do TG 04-004 (Alfenas-MG), coordenadores e funcionários do SARAI e comunidade em geral.