CONDIÇÕES CRÔNICAS: CUIDADOS INOVADORES

Apresentação
Programa multidisciplinar que constitui um espaço para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem as condições crônicas, políticas de atenção à saúde, formação de recursos humanos, capacitação de cuidadores e referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações inovadoras e a produção do conhecimento científico. As temáticas relacionadas às condições crônicas e cuidado convergem aos interesses dos projetos vinculados e estão alinhadas à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e ao Objetivo 3 do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) - Boa Saúde e Bem estar, uma vez que as ações contribuem para o bem estar e a redução da mortalidade prematura de pessoas com condições crônicas. As atividades do Programa serão desenvolvidas por meio de reuniões, oficinas, organização de eventos, ações de educação à saúde e cuidado em redes sociais e presenciais. Está vinculado ao grupo de pesquisa Processo saude doença na perspectiva sociocultural.

Objetivos
Contribuir para o aperfeiçoamento docente, discente e de pesquisadores vinculados ao programa; Proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico e tecnológico; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Desenvolver estudos em nível de graduação e pós-graduação.

Justificativa
A formação do profissional de saúde para o cuidado às pessoas com condições crônicas deve pautar-se em referenciais teóricos e metodológicos que o possibilite a compreensão do processo de adoecimento para ofertar cuidados à saúde numa perspectiva da integralidade. Ademais, parte do princípio da responsabilidade da Universidade para a mudança da realidade social e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Beneficiário
pessoas com condições crônicas e seus familiares, profissionais de saúde, comunidade acadêmica e a sociedade.