NA TRILHA DA IPANEMA

Apresentação
O projeto "Na Trilha da Ipanema" desponta, a partir da articulação entre membros da UNIFAL-MG e a empresa Ipanema Coffees, de demanda apresentada pela empresa, a qual possui interesse na possibilidade de exploração de ações de Educação Ambiental em ambiente natural e preservado, localizado na fazenda Rio Verde, com área de preservação ambiental, cachoeira, e estrutura de trilha ecológica. Assim, o projeto visa capacitar acadêmicos da UNIFAL-MG, de diferentes cursos de graduação, selecionados para compor a equipe, visando atuação destes como monitores de visitas guiadas para os estudantes da rede básica de ensino do município. As visitas escolares acontecerão na trilha ecológica da Fazenda Rio Verde da Ipanema, com abordagem de temas diversos em Educação Ambiental, incluindo a explanação das especificidades do bioma, fauna, flora e recursos hídricos locais.

Objetivos
Promover a percepção ambiental da comunidade escolar (professores e alunos do ensino básico) sobre as principais questões ambientais; - Desenvolver a sensibilização acerca do bioma local da trilha, com fornecimento de informações relacionadas à fauna e flora regionais; - Sensibilizar professores e alunos da rede básica participantes, em relação ao respeito aos animais, plantas, recursos hídricos e ao ambiente, de modo a buscar mudanças de atitudes e comportamentos em relação ao tema; - Complementar a experiência dos alunos participantes das visitas, contribuindo para o reforço das intervenções que participarão em teoria na escola, pelo projeto EducAmbiental na Escola; - Desmistificar e quebrar paradigmas em relação à biologia e comportamento de alguns animais selvagens, esclarecendo sobre seus hábitos na natureza; - Proporcionar aos acadêmicos participantes, o desenvolvimento do senso crítico em relação aos problemas ambientais e à importância da inserção da Educação Ambiental formal e não formal no currículo escolar; - Possibilitar a atuação dos acadêmicos como formadores de conscientização, frente às questões relativas à conservação e preservação ambiental junto ao público participante do projeto; - Estimular a socialização, trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã em todos os envolvidos nas ações do projeto; - Formar multiplicadores de conceitos ecológicos e conservacionistas, capazes de atuarem em suas escolas e comunidades.

Justificativa
A Educação em seu sentido amplo é um processo permanente, que se inicia quando se nasce e perpassa por toda a vida, preparando o cidadão para a vida social, na medida em que se aprendem todas as normas da sociedade e seus valores (PHILIPPI JR. & PELICIONI, 2002). Nessa direção, a importância emergente da Educação Ambiental nos dias contemporâneos é um fato consolidado em todas as esferas sociais, a tal ponto que, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, no que diz respeito aos objetivos do ensino fundamental, no inciso II do Art. 32, aponta para “a compreensão do ambiente natural e social, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade” (BRASIL, 1999). Neste cenário de mudanças na educação brasileira, o meio ambiente é tido como um dos temas transversais, determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs que destaca “a Educação” como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental (BRASIL, 1998). No meio acadêmico, um dos desafios ainda encontrados trata-se da incorporação e transmissão dos conhecimentos científicos adquiridos na universidade para a comunidade, de maneira simples e de fácil compreensão, pois a universidade deve agir como mediadora entre os espaços de produção e aplicação do conhecimento, articulando-os mediante o desenvolvimento de habilidades, instrumentos e técnicas formadoras, em uma realidade constituída de diferentes grupos e atores sociais. A importância das ações, para democratização e difusão de conhecimentos do meio acadêmico para a comunidade, deve ser enfatizada por meio de atividades educativas e serviços, como forma de medida reguladora ambiental e econômica, e somente com a aproximação e o conhecimento acerca do meio ambiente será possível a sua preservação (PILON, 2005). Nesse intuito, o projeto “Na Trilha da Ipanema” vem colaborar na estruturação da `ponte` entre a universidade, o meio ambiente e a sociedade, aproximando as realidades ainda um pouco distantes, além de reforçar a relevância das atividades de extensão para a formação acadêmica. A Educação Ambiental foi definida na Conferência de Tbilisi como “um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir – individualmente e coletivamente – e resolver problemas ambientas” (DIAS, 2000). Segundo conceitos do livro “Vamos Cuidar do Brasil” existem três tipos de educação ambiental, sendo elas, a educação sobre o ambiente, no meio ambiente e para o ambiente. Nosso projeto se enquadra satisfatoriamente nestes conceitos, pois, a educação sobre o ambiente, visa informar com enfoque na aquisição de conhecimentos, em que o meio ambiente se torna objeto de aprendizado. A educação para o ambiente, age de forma construtivista, buscando através do projeto uma intervenção sócio ambiental que previna e sensibilize para problemas ambientais. E a educação no ambiente, oferece a experiência do contato com o ambiente natural da trilha e todos os fatores vivos e não vivos lá existentes, valendo disto como facilitador da compreensão do equilíbrio da natureza e a relevância da preservação dessas condições.

Beneficiário
Equipe de graduandos que atuarão no projeto, estudantes e professores da rede básica que participarão das atividades de trilha monitorada, familiares e colaboradores da empresa Ipanema Coffees, que poderão também participar da atividade de trilha guiada.