PROSA EM RODA

Apresentação
O programa PROSA EM RODA surgiu a partir do projeto PROSA EM RODA (componente do programa UNIFAL SEM ESTRESSE), baseado nas rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) realizadas na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) nos campi sede, Varginha e Poços de Caldas. O projeto PROSA EM RODA foi adquirindo o formato de programa em função da sua abrangência ao contemplar ações de extensão nos três campi da UNIFAL-MG. O programa PROSA EM RODA englobará os projetos PROSA EM RODA ALFENAS, PROSA EM RODA VARGINHA e PROSA EM RODA POÇOS DE CALDAS. O programa PROSA EM RODA promoverá o II Encontro Sul-Mineiro de Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

Objetivos
- Promover um espaço de troca de experiências de vida, contribuindo para que o participante possa redescobrir seus valores e potenciais; - Reforçar a autoestima individual e coletiva diante das diversidades das culturas, do saber fazer e das competências individuais e coletivas; - Promover a criação e fortalecimento de vínculos; - Estimular a comunidade através do diálogo e da reflexão a tomar iniciativas, tornando a comunidade responsável pela sua própria transformação; - Identificar os problemas apresentados pelos participantes e as estratégias de enfrentamento das situações de sofrimento; - Avaliar o impacto das rodas de TCI.

Justificativa
O programa PROSA EM RODA é um programa de extensão que vai de encontro com a necessidade de estudantes, servidores e docentes da UNIFAL-MG, assim como da comunidade externa, de minimizar problemas relacionais e sociais, possibilitando encontrar respostas ou alívios para sofrimentos psíquicos, resultando na construção de relações mais solidárias e humanizadas. Visando a promoção da saúde, o programa PROSA EM RODA é baseado na metodologia da TCI, que por meio da criação de um espaço de fala e escuta, permite revelar situações problemas que caracterizam a realidade da comunidade envolvida, além da agregação de saberes. As dificuldades vivenciadas no cotidiano pelos participantes podem ser compartilhadas, bem como as estratégias de superação que foram desenvolvidas, tornando os participantes capazes de ressignificar os problemas e sofrimentos pela fala e escuta de experiências semelhantes. Como um espaço aberto para troca de experiências, ocorre o estabelecimento de uma rede de apoio solidária, surgindo uma terapia para a comunidade, favorecendo e fortalecendo a criação de vínculos.

Beneficiário
Estudantes, servidores e docentes dos campi Alfenas, Varginha e Poços de Caldas da UNIFAL-MG, alunos e professores de escolas dos municípios de Varginha e Alfenas e comunidade externa em geral.