NEONATOLOGIA DESCOMPLICADA COM LANEO

Apresentação
O projeto é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Neonatologia da Universidade Federal de Alfenas (LANEO UNIFAL-MG), formada por acadêmicos do curso de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem da UNIFAL-MG. Pretende realizar ações por meio da produção de conteúdos com caráter informativo com postagens nas mídias sociais. Bem como realizar a interação com a sociedade acadêmica e externa através de enquetes e questionários, a fim de conhecer a necessidade local e direcionar os conteúdos conforme a demanda.

Objetivos
1. Criar um grupo de trabalho para pesquisa; 2. Criar um canal dentro das mídias sociais da LANEO relacionado à inserção de vídeos e postagens associadas ao tema da saúde da criança; 3. Desenvolver material didático em formato de vídeos e postagens abarcando o tema de saúde, crescimento e desenvolvimento infantil, os fatos e os mitos por trás do tema proposto; 4. Manter o canal de comunicação das mídias sociais aberto para sanar dúvidas da população.

Justificativa
A pediatria, mais especificamente a neonatologia, têm um papel fundamental no âmbito de saúde pública no Brasil, visto que um dos principais pilares dessa área é a redução da mortalidade e morbidade perinatal, com o objetivo de oferecer um melhor prognóstico aos neonatos e melhores condições funcionais possíveis. Portanto, torna-se necessário que o acadêmico esteja pronto para reconhecer condições, orientar e aconselhar a população para educação em saúde com medidas de promoção e prevenção. Além de oferecer um maior contato com a área e conhecimentos a respeito, a liga também propicia o desenvolvimento de ações e difusão de informações para a comunidade.

Beneficiário
Acadêmicos do Curso de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, alunos de graduação e pós-graduação , médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde interessados nas áreas de pediatria e neonatologia, funcionários de unidades de saúde, comunidade local e virtual.