COGNIÇÃO E SAÚDE: PROMOVENDO SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Apresentação
O presente projeto visa a promoção da saúde geral, mas, sobretudo, a saúde mental, no contexto universitário da UNIFAL-MG, através de três eixos principais: 1) Ansiedade; 2) Música; e 3) Motivação. As atividades do projeto serão direcionadas à ampliação do conhecimento da comunidade acadêmica em relação aos três eixos mencionados e a sua relação com a educação e à saúde mental. Por meio destas atividades, discentes, servidores, colaboradores e a comunidade externa poderão adquirir informações que irão auxiliar no aumento da sua qualidade de vida e saúde mental. Além disso, as atividades acontecerão em espaços nos quais a interação e a troca de ideias sobre esses temas serão fortemente encorajadas, fazendo com que a promoção da saúde também aconteça por meio da socialização.

Objetivos
Proporcionar maior conhecimento acerca dos três temas propostos no que se refere à estrutura conceitual, relacionando com o contexto universitário e pensando na Educação Superior Brasileira de forma mais abrangente. Além disso, o projeto busca a promoção da saúde mental através da difusão de tais conhecimentos, da coleta e análise de informações relevantes e da avaliação dos impactos das ações.

Justificativa
Existem muitas pesquisas nacionais e internacionais apontando que a população brasileira apresenta grande sofrimento relacionado a dificuldades psicológicas que envolvem ansiedade excessiva e desânimo e tristeza acentuados. Isso se agrava na população universitária, uma vez que ela pode ser considerada, para inúmeros estudantes, como uma etapa da vida em que ocorre a transição entre a vida do jovem no seio familiar e a inserção do adulto no mercado de trabalho. Esse momento envolve muitos fatores novos na aprendizagem, há dificuldades financeiras e também há a preocupação com a futura inserção no mercado de trabalho. Muitos estudantes mais vulneráveis precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não possuem a família como fator de proteção e, por isso, apesentam maior dificuldade na aprendizagem. Todos esses fatores são potenciais geradores de ansiedade excessiva, desânimo e estresse nos jovens adultos. Igualmente, inúmeros servidores das Universidades Federais Brasileiras sofrem muitas vezes com a carga de trabalho excessiva, uma vez que há falta de verbas para novas contratações, e falta de ânimo em relação ao trabalho, frequentemente pela precariedade do investimento nas instituições. Esses fatores também geram nessa categoria ansiedade excessiva e falta de motivação. É, portanto, exatamente neste sentido que um projeto sobre ansiedade, motivação e música pode auxiliar. Difundir informações sobre os cuidados para não deixar o nível de ansiedade aumentar de forma descontrolada pode prevenir inúmeros problemas. Da mesma forma, a difusão de conhecimentos sobre como manter o nível saudável de motivação mesmo em condições adversas é fundamental para a manutenção desse traço na vida. Por fim, a música é fonte de grande prazer para muitas pessoas e pode ser usada como um grande auxílio na estratégia de gestão pessoal da ansiedade e da motivação.

Beneficiário
Discentes, técnicos, docentes, colaboradores terceirizados da UNIFAL-MG. Comunidade de Alfenas-MG.