PROSA EM RODA POÇOS DE CALDAS

Apresentação
Prosa em roda é uma ação coletiva de promoção da saúde, baseada na metodologia a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Possibilita que os participantes compartilhem suas inquietações, angústias e ansiedades do cotidiano, bem como aspectos positivos das diversas esferas da vida, seja a acadêmica, a social, laboral, a familiar, constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo. As atividades do Prosa em roda acontecem desde agosto de 2016 no campus sede na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desde abril de 2017 no campus Poços de Caldas e em Varginha a partir do ano de 2018.Devido à pandemia, as reuniões acontecem on-line, são pautadas nos princípios elegidos pelo fundador da TCI: 1. Ir além do unitário para atingir o comunitário; 2. Sair da dependência para a autonomia e a co-responsabilidade; 3. Ver além da carência para ressaltar a competência; 4. Sair da verticalidade das relações para a horizontalidade; 5. Da crença na capacidade do outro

Objetivos
Proporcionar um espaço de troca de experiências, contribuir para a ampliação das possibilidades de resolução dos problemas apontados a partir das competências dos próprios indivíduos e comunidade, auxiliar no resgate da identidade, na restauração da autoestima e da confiança em si. Utilizar os resultados obtidos nas atividades do Prosa em Roda para desenvolver pesquisas.

Justificativa
A universidade é um espaço de fundamental importância para o desenvolvimento de vida dos estudantes, promove a ampliação de habilidades e competências profissionais e pessoais. Tal período é marcado ainda como um momento de transição e mudanças na vida do indivíduo e com todas as mudanças características desta etapa, novas demandas são geradas e o sujeito tem que se adaptar a esta nova realidade. Este processo, por vezes, pode ser percebido como um estressor e impactar diretamente na saúde dos alunos. Não só os discentes passam por situações estressoras, mas também outros membros da comunidade interna e externa apresentam problemas emocionais e sofrimento psíquico. A Prosa em roda centra sua ação no acolhimento do sofrimento causado pelas situações estressantes, trata-se de criar espaço de partilha destes sofrimentos que traz riscos à saúde. Estes fatores estressantes são enfrentados pela força do grupo, antes que resultem em patologias e gerem gastos com tratamentos. A proposta de oferecer um espaço grupal, no qual possa haver partilhas de experiências, acolhimento do sofrimento, nos moldes da TCI, busca a promoção de saúde. A partilha de experiências aponta possíveis estratégias de superação dos sofrimentos do cotidiano e permite à comunidade encontrar por ela mesma soluções para seus problemas. A Prosa em roda é uma ferramenta de cuidado que propõe um atendimento e acolhimento grupal de forma lúdica, acolhedora e integrativa visando diminuir o aparecimento de doenças, conflitos, violência e outros tipos de problemas. De acordo com a metodologia utilizada, a Prosa em Roda tem as seguintes recomendações em sua realização: falar de si utilizando a primeira pessoa “eu”, não julgar, não dar conselhos, escutar quando o outro fala. Por meio da exposição de suas angústias e inquietações é possível encontrar apoio dos demais participante. Na etapa da partilha, quem passou por situação semelhante dá sua contribuição e diz o que fez para superar, auxiliando-o na superação de seu problema. A partilha de experiências de vida aproxima as pessoas e o indivíduo tem o acolhimento dos demais membros do grupo, percebendo que não está sozinho diante de um problema que não é só seu, mas do coletivo. A exposição faz parte do processo, mas ocorre em ambiente de confiança e respeito, com temáticas que podem que não são segredos para o participante e portanto não gera danos com a exposição. Para desenvolver esse projeto, precisamos do auxílio de discentes que possam servir de interlocutores entre público alvo e coordenação da ação, a fim de auxiliar no aumento da participação de novos integrantes, ajudando por exemplo na divulgação das rodas na Universidade e comunidade externa, buscando um crescente de participação.

Beneficiário
Estudantes, servidores TAE e docentes da UNIFAL-MG e comunidade externa.