BANDA HISTÓRIAS CANTADAS

Apresentação
A banda Histórias Cantadas nasceu em 2017 com o objetivo de levar até as crianças das escolas e instituições educacionais de Alfenas um repertório musical infantil diferenciado das músicas comerciais. Com uma proposta de aproximar as crianças dos instrumentos musicais e de temas que são importantes para o desenvolvimento infantil como: higiene, contos populares, outras culturas e respeito pelos animais, a banda ao mesmo tempo que proporciona um momento feliz e marcante para a criança, contribui para aprendizagem de uma forma diferente da convencional. Atualmente, a banda é composta por 15 pessoas que tocam instrumentos de corda, percussão e uma contadora de histórias, além das cantoras e cantores que interagem com as crianças durante as apresentações. O repertório musical é composto por grupos como: Tiquequê, Palavra Cantada, Grupo Trii, Mundo do Bita e Arnaldo Antunes. Além desse repertório voltado para as crianças, a banda apresenta temas musicais de filmes e animes.

Objetivos
Estudar e praticar músicas com temáticas infantis. Construir um repertório musical e de histórias com narrativas para público infantil mas que também inspire jovens e adultos. Trocar experiências musicais e construir narrativas conjuntamente com o público.

Justificativa
O Projeto Histórias Cantadas surgiu a partir da ideia de trabalhar junto com crianças de instituições educacionais de Alfenas um repertório musical que trata de temáticas importantes para o desenvolvimento físico e emocional, contribuindo para diminuir a carência de ações direcionadas a estes objetivos existentes na cidade. A ideia inicial surgiu a partir das discussões e práticas realizadas em disciplinas dos cursos de História e Pedagogia da UNIFAL-MG, quando estudantes e docentes perceberam a dificuldade em trabalhar com musicalização infantojuvenil, visto que o acervo musical mais conhecido e divulgado voltava-se basicamente para ações de marketing de produtos. Neste sentido, a proposta aqui apresentada busca preencher um espaço pouco explorado em escolas, principalmente da rede pública de ensino, qual seja, trocar experiências musicais que ajudem na melhora da qualidade de vida, na percepção musical, na sensibilização para a música e as artes em geral com crianças e jovens que têm pouco ou nenhum acesso a esses conteúdos fundamentais para a formação socioeducativa e cidadã. O projeto Histórias Cantadas vem atuando desde 2017 e em 2018 passou a ser uma ação independente. Porém, o aumento da demanda por apresentações com as temáticas abordadas pelo grupo, ofereceu a oportunidade do grupo se transformar em uma atividade de extensão formalizada, dentro do Projeto Integrações Musicais, ação componente do Programa Toda Música para Todos! em 2019. A partir dessa formalização, o projeto passou a contar com maior apoio logístico e conseguiu, assim, ampliar seus espaços de atuação. Em 2020 e 2021, com os graves problemas decorrentes da pandemia de covid19, o projeto precisou ser readequado, para atender as necessárias medidas de saúde obrigatórias. Como projeto de extensão, a banda Histórias Cantadas pretende retomar suas atividades presenciais em 2022, oferecendo a um público muito diversificado música, divertimento, ações socioeducativas, atuando como uma forte ligação entre a universidade e a sociedade.

Beneficiário
Comunidade externa; crianças, jovens e adultos; servidores e discentes da UNIFAL-MG.