REABILITARTE UNIFAL

Apresentação
Trata-se da solicitação de renovação do projeto ReabilitArte UNIFAL. O referido projeto de extensão envolve ações em parceria entre professoras dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da UNIFAL-MG e profissionais da Santa Casa de Alfenas; e visa a reabilitação protética e acompanhamento fisioterapêutico de pacientes oncológicos mutilados na região de cabeça e pescoço. Com a retomada dos atendimentos nas clínicas da UNIFAL, a parte prática, que havia sido interrompida em função da pandemia, voltará a acontecer, porém, por conta da grade horária dos alunos, agora os atendimentos serão realizados somente nas dependências das clínicas da UNIFAL, mediante encminhamento dos profissionais da Santa Casa.

Objetivos
- Fornecer aos alunos envolvidos com o projeto conhecimentos suficientes para a confecção de próteses obturadoras palatinas, obturadoras faringeanas, oculares, oculopalpebrais, de língua, auriculares e maxilofaciais. - Fornecer acompanhamento fisioterápico aos pacientes assistidos. - Incentivar a pesquisa a respeito dos materiais e técnicas utilizados na reabilitação de pacientes mutilados na região de cabeça e pescoço.

Justificativa
A realização do presente projeto se justifica pelo fato de a reabilitação protética de perdas na região orofacial não ser contemplada na grade de disciplinas obrigatórias do curso de Odontologia da UNIFAL-MG e também não fazer parte do tratamento fornecido pelo Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas. Dessa maneira, os pacientes mutilados ficam sem ter a quem recorrer para que sua aparência e função sejam restauradas. Com a execução do projeto, os participantes receberão informações acerca do tratamento e técnicas de reabilitação de pacientes mutilados, o que complementará sua formação e gerará profissionais capacitados a prestarem este tipo de atendimento, o que é escasso no mercado de trabalho; além de promover benefício direto aos pacientes atendidos, que terão sua imagem e função restaurados por meio do atendimento prestado.

Beneficiário
Os principais beneficiários serão os pacientes oncológicos que buscarem atendimento reabilitador, porém, os membros do projeto se beneficiarão a partir dos conhecimentos adquiridos e a comunidade externa também, pelo conteúdo a ser divulgado nas mídias sociais do projeto.