HUMANAMENTE

Apresentação
O Programa HumanaMente surge nesse ano de 2022, unindo programas e projetos de extensão já existentes, com foco na contribuição para melhora da Saúde Mental e consequentemente, da qualidade de vida da população. O Programa terá como protagonistas, discentes da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental da UNIFAL-MG (LISM) e inclui ações de Prevenção e promoção da saúde (não desarticulada com a saúde mental) à comunidade acadêmica e externa, por meio do Projeto Unifal sem Estresse; Reabilitação psicossocial, com a oferta de oficinas sobre sustentabilidade aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Alfenas-MG, por meio do Projeto ConsCiência e Educação Continuada aos profissionais de saúde mental do CAPS, por meio do projeto Minutos Mentais. O Programa conta ainda com 2 eventos, importantes para a discussão de temas relevantes à promoção, prevenção da saúde mental e reabilitação psicossocial. Trata-se da contribuição da Universidade a discentes, serviço e comunidade.

Objetivos
Ofertar ações de prevenção e promoção à saúde à comunidade acadêmica e comunidade externa; Ofertar ações de reabilitação psicossocial a usuários do CAPS de Alfenas-MG centradas no consumo consciente e produção de objetos com material reciclável; Ofertar ações de educação continuada em saúde mental à profissionais de saúde mental do CAPS de Alfenas-MG; Discutir temas de importância para a saúde mental da população.

Justificativa
No primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Estudos recentes realizados no Brasil e em vários outros países americanos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostraram que a pandemia provocou uma piora significativa do quadro de saúde mental da população e a deterioração de quadros severos já existentes (BRASIL, 2021). Preocupações com possíveis aumentos e piora dessas condições têm levado países a incluir saúde mental e apoio psicossocial em seus planos de resposta à COVID-19 (OPAS, 2022). Nesse sentido, a Universidade pode contribuir e por isso justifica-se a realização desse Programa ao levar conhecimentos atualizados à população e equipe de saúde mental do município, conscientizar a população sobre temas importantes para cuidado de sua saúde mental, bem como oferecer alternativas para gerenciamento do estresse, a prevenir transtornos mentais, além de conscientizar usuários sobre medidas de preservação ambiental e possibilidades de geração de renda com a reutilização de materiais recicláveis.

Beneficiário
População geral, usuários e profissionais do CAPS de Alfenas-MG