ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO LAR SÃO VICENTE DE PAULA DE ALFENAS-MG

Apresentação
O Lar São Vicente existe em benefício da comunidade para acolher idosos carentes que nela residem. As atividades desenvolvidas nesta instituição priorizam o atendimento de idosos residentes que estão em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, que não possuam condições materiais e/ou físicas para prover sua subsistência e, preferencialmente, que não possuam família ou, se a possuem, ela não apresenta condições de oferecer ao idoso os cuidados necessários ao seu estado. Neste cenário, a assistência farmacêutica pode ser uma grande aliada na missão do Lar São Vicente de oferecer atendimento de qualidade aos seus idosos, favorecendo a organização, gerenciamento e administração dos medicamentos, além de contribuir com avaliação e revisão da farmacoterapia dos residentes.

Objetivos
Auxiliar na distribuição, aquisição, fracionamento, organização e armazenamento dos medicamentos na farmácia do Lar São Vicente de Paula de Alfenas-MG; Detectar interações medicamentosas nas prescrições dos idosos ; Verificar o surgimento de reações adversas a medicamentos; Propor intervenções farmacêuticas para melhoria da qualidade de vida do idoso e promoção do uso racional de medicamentos.

Justificativa
A Assistência Farmacêutica foca na educação em saúde, organização, orientação farmacêutica, registro sistemático de atividades, mensuração e avaliação de resultados, levando à resposta satisfatória na terapêutica farmacológica. Assim, esse conjunto de ações voltadas para promoção da saúde do idoso, favorecerá a consolidação da farmácia local, melhorando os processos organizacionais e consequentemente a qualidade de vida dos residentes do Lar São Vicente de Paula.

Beneficiário
O acadêmico do curso de farmácia ampliará seu conhecimento e habilidade a respeito das práticas farmacêuticas e a instituição oferecerá assistência farmacêutica aos idosos institucionalizados.