DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto que tem por finalidade desenvolver ações de educação em saúde e cuidado às pessoas com condições crônicas, em especial com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, com o objetivo de estimular o autocuidado, constituir apoio para a convivência com o adoecimento crônico, propiciar experiência da prática profissional e contribuir para aquisição de competências do cuidador informal para as ações de cuidado. As ações estão alinhadas à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e ao Objetivo 3 do Desenvolvimento Sustentável-Boa Saúde e Bem estar, porque contribuem para o bem estar, redução de complicações e mortalidade. Ações fundamentadas nos princípios da integralidade, da Clínica Ampliada e do Autocuidado Apoiado e desenvolvidas por meio de oficinas, eventos e ações de educação em plataformas virtuais e de forma presencial, para o acompanhamento domiciliar e ambulatorial no centro de especialidades médicas da UNIFAL-MG, para as pessoas que necessitam de acompanhamento.

Objetivos
Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Acompanhar às pessoas com condições crônicas no âmbito domiciliar e ambulatorial; Levantar as necessidades de cuidado; Construir e divulgar ações de educação em saúde sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vista ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Elaborar material didático-pedagógico; Produzir e divulgar conhecimentos científicos.

Justificativa
Esse projeto foi implantado em 1991 e no decorrer destes anos vem desenvolvendo suas ações para e com as pessoas com condições crônicas e sua família, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado, atuando como importante suporte. Sua importância deve-se a alta prevalência das condições na população brasileira, o que tem corroborado para elevar os índices de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade em decorrência dos fatores que interferem na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade. Constitui espaço para reflexão e formação do profissional de saúde para atuar com as pessoas com condições crônicas. As ações do projeto têm resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações e teses.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas e/ou feridas complexas e seus familiares, discentes de graduação e pós-graduação, e docentes que integram o projeto. Comunidade acadêmica e a sociedade.