IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UNIFAL-MG

Apresentação
O Programa Idiomas sem Fronteiras – Rede Andifes-IsF tem como foco fortalecer e institucionalizar as ações de internacionalização de instituições de ensino superior brasileiras. Nessa direção, as atividades do Programa compreendem a oferta de cursos de formação de professores-extensão e de cursos de idiomas para fins acadêmicos ou específicos. O Programa de Extensão "Idiomas sem Fronteiras na UNIFAL-MG" visa o desenvolvimento dessas ações no âmbito da Universidade Federal de Alfenas.

Objetivos
Contribuir para o processo de internacionalização da UNIFAL-MG e dos seus centros de pesquisa, por meio de cursos voltados para o contexto acadêmico; ampliar o acesso da comunidade interna e externa a cursos presenciais, a distância ou híbrido de línguas estrangeiras para fins acadêmicos, com foco para a internacionalização; promover atividades que estimulem o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, dentro da universidade e com a comunidade externa; contribuir para a formação de professores pré-serviço e em serviço, os quais serão orientados com relação a elaboração de materiais didáticos específicos; produzir material didático para o ensino de línguas estrangeiras, a partir das necessidades e interesses do público alvo e, quando for o caso, de demandas institucionais identificadas; propiciar o desenvolvimento de metodologias de ensino de caráter inovador, por meio do uso de ferramentas tecnológicas; estimular o debate e a reflexão sobre políticas linguísticas e interculturalidade frente aos discursos de internacionalização do Ensino Superior.

Justificativa
Este programa se justifica pela necessidade da comunidade universitária de aperfeiçoamento constante em línguas estrangeiras, especialmente com vistas à internacionalização no intercâmbio de conhecimento científico-acadêmico. Nesse sentido, a globalização da sociedade tem demonstrado ser cada vez mais necessária uma formação acadêmica e profissional que proporcione vasto conhecimento internacional e habilidades e atitudes interculturais, bem como o desenvolvimento de pesquisas em colaboração e cooperação internacional. Há de se pontuar, ainda, que a mobilidade acadêmica internacional, quer através do envio de estudantes para temporada de estudos em instituições de ensino superior em outros países, quer através da recepção de estudantes internacionais em instituições nacionais, tem se mostrado indispensável à geração de vantagens institucionais e de potenciais benefícios econômicos para as nações envolvidas (DELLAGNELO, BRAGA, SOUZA, 2020, no prelo). As atividades propostas consistem em ações de apoio à aquisição de inglês e espanhol, oferecidos presencialmente e em plataformas digitais, tendo como público alvo a comunidade interna e externa da Universidade Federal da Paraíba. O programa tem duas frentes que se complementam. Trata-se de ação de formação inicial e continuada de professores, com licenciandos e licenciados em Letras e Línguas Estrangeiras Aplicadas atuando sob a orientação de professores especialistas tutores e trata-se também de promover ações como cursos e oficinas de línguas estrangeiras para fins acadêmicos para atender as demandas da comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores técnicos)”. Ressalte-se que esse programa tem como finalidade prover cursos de línguas na perspectiva da internacionalização. Assim, podem ser oferecidos cursos que objetivem aprimorar a escrita acadêmica (visando, por exemplo, elaboração de textos em outras línguas), cursos de sensibilização para aspectos culturais, cursos de preparação de apresentações orais em outras línguas, entre outras possibilidades. Os cursos serão planejados de modo a funcionarem em complementaridade aos cursos de Letras e Línguas Estrangeiras Aplicadas ou aos cursos de línguas ofertados nos Centros de Línguas da instituição – seja pelo público a que se destinam, que não era antes contemplado com a possibilidade de participação, seja pelo teor do que será oferecido naquele curso em particular. É importante destacar que o programa não será uma replicação de disciplinas já ofertadas atualmente na instituição. Para a instituição, fica a vantagem de se ter mais uma maneira de proporcionar conhecimento especializado na área de línguas estrangeiras e de participar de uma rede de especialistas de nível nacional.

Beneficiário
Discentes de graduação em Letras e cursos afins e egressos de Letras que terão uma oportunidade de treinamento de suas habilidades como professores em formação; comunidade interna/ externa a esta instituição, pois terão oportunidade de participar de cursos de língua estrangeira gratuitamente.