ATIVIDADE FÍSICA NA UNIFAL-MG: CORRIDA E TREINAMENTO FUNCIONAL

Apresentação
A atividade física é indicada para diminuir o índice de sedentarismo da população universitária. Dentre elas, a corrida por ser um método simples e barato, os exercícios funcionais e o condicionamento aeróbico, podem serem realizados nas dependências da universidade não exigindo um grande deslocamento do universitário. Essas atividades proporcionam uma melhora da capacidade funcional, da autoestima e confiança, qualidade de vida e saúde mental, uma vez que promove uma maior interação social. Assim o objetivo do presente projeto é promover saúde e bem-estar da comunidade interna da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio de exercícios funcionais, caminhada, corrida, condicionamento aeróbico e rodas de conversas sobre hábitos saudáveis. Desde 2020, devido à Pandemia Covid-19, todas as atividades estão sendo no formato à distância (aulas ao vivo e gravadas/postadas nas redes sociais do Instagram do projeto, pela rede social do QVT).

Objetivos
Incentivar a prática de atividades físicas. Diminuir o índice de sedentarismo da população. Melhorar autoestima, qualidade de vida, saúde mental e condicionamento físico. Prevenção de patologias musculoesqueléticas e cardiovasculares.

Justificativa
A atividade é uma alternativa para atrair o público universitário para a prática de atividade física. Deste modo, a presente proposta se justifica, pois será ofertada uma atividade continua que trará grandes benefícios, e a manutenção da prática de atividade física com os objetivos de manutenção e prevenção de uma ótima saúde mental e física e integrará toda a comunidade UNIFAL-MG. O presente Projeto integrava ações/aulas presenciais, entretanto desde 2020, devido ao período de pandemia do COVID-19 que ainda estamos vivendo, com o distanciamento social, aulas e trabalho em home-office; algumas ações foram adaptadas e desenvolvidas à distância pelas redes sociais, com aulas gravadas e também ao vivo. Assim, acreditamos que orientações e vídeos com exercícios funcionais para serem realizados em casa, poderá auxiliar no desenvolvimento de estilo de vida saudável, mesmo com o ensino e trabalho remoto. No ano de 2022 é esperado a participação em eventos, organizados pela Extensão (PROEX), assim como eventos externos com a divulgação dos resultados do Projeto. A continuidade da ação terá relevante contribuição social e acadêmica, e busca estimular a integração ensino, pesquisa e extensão.

Beneficiário
Servidores, alunos de graduação e Pós-graduação da UNIFAL-MG; além da comunidade externa, devido aos seguidores das redes sociais que permitem o Projeto ir além da abrangência regional.