KOMBUCHA PARA INICIANTES: UM GUIA PARA QUEM NUNCA ESTUDOU FERMENTAÇÃO

Apresentação
A busca por um estilo de vida mais saudável vem mostrando que o consumidor busca nos alimentos os benefícios e funcionalidades que ele pode acrescentar à sua dieta e dia a dia. Além disso, a difusão da cultura DIY (Faça você mesmo) fez com que as pessoas buscassem desenvolver atividades que lhes conferisse prazer. Unindo a busca por algo saudável com uma atividade agradável de ser realizada, muita gente passou a se dedicar à produção de kombucha, que é uma bebida doce, fermentada, de origem asiática, à base de chás obtidos da planta Camellia Sinensis (chá verde, preto, branco, oolong). A kombucha é resultado da fermentação de uma associação simbiótica de bactérias (primordialmente por bactérias acéticas) e leveduras, onde se forma uma película chamada SCOBY. Essa associação realiza várias reações bioquímicas durante sua fermentação. A fabricação artesanal desta bebida é uma atividade que pode ser realizada com utensílios simples, na casa das pessoas, sendo também uma aprendizagem.

Objetivos
- preparar material, confeccionar guias de produção de kombucha e divulgá-los à comunidade - fazer cursos/oficinas de produção artesanal de kombucha - difundir a cultura kombucheira na comunidade - auxiliar os participantes em suas produções caseiras.

Justificativa
Este projeto justifica-se pela necessidade de difusão de conhecimento a respeito da produção desse tipo de bebida artesanal, assim como o contato prático e lúdico com os processos de fermentação. A fermentação é realizada por uma grande variedade de organismos, muitos deles ocupando nichos anaeróbios e produzindo diversos produtos. Na prática, os diferentes processos resultarão em características sensoriais distintas na bebida (coloração, sabor, acidez, transparência) e essas condições poderão ser utilizadas para explicar à comunidade conceitos básicos no âmbito da fermentação. A proposta abrirá um espaço para interação e troca de experiências, atuando também na socialização das pessoas.

Beneficiário
Comunidade interna e externa À UNIFAL-MG. As atividades serão abertas a todos que se interessem pelo tema.