PROJETO ISF: IDIOMAS PARA FINS ACADÊMICOS

Apresentação
O entendimento da Rede IsF, ao qual este projeto está vinculado, é de que a internacionalização permite espelhar nossas práticas e interações cotidianas de modo a incluir dimensões interculturais na pesquisa e no processo de ensino-aprendizagem, “nas atividades extracurriculares, relações com grupos culturais e étnicos locais, além da integração de estudantes e profissionais estrangeiros na vida do campus e suas atividades” (DE WIT, 2013, pg 4). A Rede Isf, portanto, propõe transpassar o mero reflexo de valores que políticas linguísticas, em geral, assumem. Assim, entendemos que a Rede tem demonstrado ser uma proposta robusta de ensino e aprendizagem de idiomas para a qualificação da comunidade acadêmica brasileira com foco em contextos acadêmicos, atendendo às demandas de internacionalização da educação superior do Brasil ao mesmo tempo em que contribui para o processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras credenciada à Rede, tais como a UNIFAL-MG.

Objetivos
São objetivos específicos do projeto promover o desenvolvimento de habilidades em línguas estrangeiras para fins acadêmicos para a comunidade, com o intuito de: a) ampliar o acesso da comunidade interna e externa a cursos presenciais, a distância ou híbridos de línguas estrangeiras para fins acadêmicos, com foco para a internacionalização; b) promover capacitação para a produção textual (artigos e resumos) em línguas estrangeiras; c) dar suporte a pesquisadores com relação à participação em eventos internacionais por meio de comunicações orais, apresentações de pôsteres, entre outras modalidades, em língua estrangeira; d) facilitar o contato inicial e/ou continuado da comunidade interna e externa atendida com parceiros internacionais com o objeto de informar, negociar e/ou divulgar oportunidades de estudos, intercâmbios, palestras, eventos, atividades de ensino, pesquisa e extensão relevantes para a comunidade universitária; e) contribuir para o processo de internacionalização da UNIFAL-MG e dos seus centros de pesquisa, por meio de cursos voltados para o contexto acadêmico; f) fomentar a diversidade linguístico-cultural; g) promover atividades que estimulem o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, dentro da universidade e com a comunidade externa.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade da comunidade universitária de aperfeiçoamento constante em línguas estrangeiras, especialmente com vistas à internacionalização no intercâmbio de conhecimento científico-acadêmico. Nesse sentido, tem se tornado cada vez mais necessária uma formação acadêmica e profissional que proporcione vasto conhecimento internacional e habilidades e atitudes interculturais, bem como o desenvolvimento de pesquisas em colaboração e cooperação internacional. Há de se pontuar, ainda, que a mobilidade acadêmica internacional, quer através do envio de estudantes para temporada de estudos em instituições de ensino superior em outros países, quer através da recepção de estudantes internacionais em instituições nacionais, tem se mostrado indispensável à geração de vantagens institucionais e de potenciais benefícios econômicos para as nações envolvidas (DELLAGNELO, BRAGA, SOUZA, 2020, no prelo). O projeto tem duas frentes que se complementam. Trata-se de ação de formação inicial de professores, com licenciandos em Letras atuando sob a orientação de professores especialistas tutores e trata-se também de promover ações como cursos e oficinas de línguas estrangeiras para fins acadêmicos para atender as demandas das comunidades acadêmica e externa. Ressalte-se que esse programa tem como finalidade prover cursos de línguas na perspectiva da internacionalização. Assim, podem ser oferecidos cursos que objetivem aprimorar a escrita acadêmica (visando, por exemplo, elaboração de textos em outras línguas), cursos de sensibilização para aspectos culturais, cursos de preparação de apresentações orais em outras línguas, entre outras possibilidades. É importante destacar que o projeto não será uma replicação de disciplinas já ofertadas nos cursos de Letras da UNIFAL-MG. Para a instituição, fica a vantagem de se ter mais uma maneira de proporcionar conhecimento especializado na área de línguas estrangeiras e de participar de uma rede de especialistas de nível nacional.

Beneficiário
Discentes de graduação em Letras e cursos afins e egressos de Letras que terão uma oportunidade de treinamento de suas habilidades como professores em formação; comunidade interna/externa a esta instituição, pois terão oportunidade de participar de cursos de língua estrangeira gratuitamente.