AGRICULTURA URBANA E MEIO AMBIENTE

Apresentação
O programa de extensão Agricultura Urbana e Meio Ambiente tem como objetivo geral promover a ressignificação da relação entre o sujeito e o ambiente no qual está inserido, despertando sua consciência para o seu potencial como agente transformador dos espaços e suas relações. O programa será desenvolvido por meio dos projetos "Reconhecer e valorizar: a construção do catálogo de plantas da Unifal-MG/Varginha" e "Agricultura urbana: da alimentação à educação ambiental" e do evento "Seminário integrador: Agricultura urbana na conexão de espaços e pessoas".

Objetivos
Especificamente, pretende-se: 1. Promover uma troca de saberes (científico e popular) relacionados à AUP; 2. Aprofundar os conhecimentos nessa temática; 3. Promover a AUP como ferramenta transversal ao ensino das diferentes disciplinas, a fim de contribuir com os objetivos da política nacional de EA nas escolas; 4. Difundir os conhecimentos e incentivar a prática da AUP nas escolas, Unifal-MG e comunidade.

Justificativa
Os modelos de urbanização e de produção econômica vigentes segregam a população do ambiente natural. Nesse sentido, as ações do programa tornam-se importantes porque buscam resgatar uma convivência menos artificializada nos espaços transformados, transformar as relações nesses espaços, possibilitar ao ser/sujeito reconhecer-se parte do meio ambiente, despertar para a importância da diversidade e retomar uma relação mais harmônica para preservar a capacidade de resiliência do meio ambiente.

Beneficiário
As ações componentes do programa se destinam a viabilizar a aproximação e trocas entre os três campi da Unifal-MG, a escola parceira e o restante da população do município.